Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Dez países europeus já aceitam brasileiros vacinados com CoronaVac

Espanha engordou a lista na terça, 24, liberando pessoas imunizadas com os fármacos da Pfizer, da Astrazeneca, da Janssen e da Sinovac (Coronavac)

Por Caíque Alencar Atualizado em 25 ago 2021, 12h34 - Publicado em 25 ago 2021, 11h43

Aos poucos, o passaporte da vacina começa a abrir as portas no exterior aos turistas brasileiros. Nesta semana, a Espanha anunciou que receberá passageiros daqui que estejam imunizados com duas doses dos fármacos da Pfizer, da AstraZeneca, da Sinovac (a CoronaVac desenvolvida pelos chineses em parceria com o Butantan) e da Janssen (neste último caso, a dose é única). A iniciativa espanhola engordou a lista de países europeus que aceitam receber brasileiros vacinados com o imunizante do Butantan. No total, pelo menos dez nações do Velho Continente fizeram a liberação da CoronaVac: Áustria, Chipre, Espanha, Finlândia, Grécia, Islândia, Holanda, Suécia, Suíça e Ucrânia.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, das 171,2 milhões de doses aplicadas no Brasil, 59,2 milhões são da CoronaVac (34,6%). O imunizante chinês só fica atrás da vacina da AstraZeneca, que responde pelo percentual 45,8% do total de doses aplicadas (78,4 milhões). Com o passar do tempo, no entanto, a expectativa é que esse cenário mude – o Butantan planeja entregar no final deste ano uma fábrica que vai permitir a produção da CoronaVac sem a necessidade de importação do Insumo Farmacêutica Ativo (IFA) da China. “A partir de janeiro de 2022 começa a produção industrial, em escala, para atendimento de todo o país”, disse o governador João Doria (PSDB) no anúncio da fábrica, em fevereiro deste ano.

Desde junho deste ano, a CoronaVac já é liberada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uso emergencial, considerado um pré-requisito para que vacinas possam ser compradas através do Consórcio Covax Facility. A inclusão do imunizante no rol de vacinas aprovadas também serve como um atestado de qualidade para que outros países passem a liberar sua aplicação.

Com base nas evidências disponíveis, a OMS recomenda a CoronaVac para uso em adultos de 18 anos ou mais, em um esquema de duas doses com um espaçamento de duas a quatro semanas. Segundo a organização, os resultados da eficácia da vacina mostraram que a vacina preveniu doenças sintomáticas em 51% dos vacinados e preveniu a Covid-19 grave e hospitalização em 100% da população estudada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.