Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Felipe Moura Brasil

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".

Quanto do dinheiro do narcotráfico abastece campanhas e governos da América Latina?

Por Felipe Moura Brasil Atualizado em 31 jul 2020, 02h15 - Publicado em 27 jan 2015, 17h13

NARCO

Mostrei no post anterior a nova bomba sobre os aliados do PT no Foro de São Paulo: Leamsy Salazar, o chefe de segurança do nº 2 do chavismo, Diosdado Cabello, fugiu para os Estados Unidos, acusou-o de ser o líder do grupo narcotraficante Cartel dos Sóis e vinculou Cuba à proteção e ao fornecimento de rotas da droga produzida pelas FARC, segundo a ABC espanhola.

A emissora colombiana NTN24, em seu canal sobre a Venezuela, informou que Salazar fugiu pela Espanha, de onde saiu nesta segunda-feira (26) em avião do Controle de Drogas dos EUA (DEA, na sigla em inglês) enviado exclusivamente para que ele, sua esposa e seus filhos pudessem chegar ao país em segurança e receber toda a proteção necessária para fazer a denúncia.

Salazar saíra de Caracas em dezembro e provavelmente já vinha recebendo alguma forma de orientação e proteção antes do voo. Para muitos venezuelanos que vivem na Espanha em busca de um futuro melhor, a notícia de primeira página da ABC foi uma confirmação das suas suspeitas sobre os negócios espúrios do chavismo.

A NTN24 também entrevistou ao vivo o correspondente da ABC em Washington e autor da matéria bombástica, Emili J. Blasco, que confirmou que Salazar é uma “testemunha limpa” – no sentido de não ter envolvimento com o negócio da droga – segundo a qual Cabello é o chefe do Cartel dos Sóis. Blasco disse não ter ainda mais informações para além das expostas no artigo, mas reiterou a cobertura dada por funcionários cubanos ao envio de carregamentos de drogas da Venezuela para os EUA.

Continua após a publicidade

Seria interessante se Blasco descobrisse quanto do dinheiro do narcotráfico abastece as campanhas eleitorais e os governos de ditaduras e falsas democracias da América Latina. Precisamos, com urgência, de uma Operação Lava Jato internacional.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Xv4QKMpYzJc?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=620&h=349%5D

Felipe Moura Brasil ⎯ https://www.veja.com/felipemourabrasil

Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.