Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Bahia

Por VEJA Correspondentes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens baianos.

Governadores do NE se mostram contra mudanças no estatuto do desarmamento

Em carta, os gestores estaduais ressaltam que são contrários a projetos que ampliem a circulação de armas

Por Rodrigo Daniel Silva
Atualizado em 14 mar 2019, 19h30 - Publicado em 14 mar 2019, 18h01

Os governadores do Nordeste se reuniram, nesta quinta-feira, 14, em São Luís (MA), para criar um consórcio na região, e assinaram um carta contra mudanças no estatuto do desarmamento. Filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o senador Flávio Bolsonaro (PSL) disse que a tragédia em uma escola de Suzano (SP) mostrava “o fracasso do malfadado estatuto do desarmamento”.

No documento, os gestores estaduais defendem o atual estatuto e ressaltam que são contrários a projetos que ampliem a circulação de armas. “Tragédia como o assassinato da vereadora Marielle e a de Suzano, no Estado de São Paulo, mostram que armas servem para matar e aumentar violência na sociedade. Somos solidários à dor das famílias, destas e de outras tragédias com armas, e é em respeito à memória das vítimas que assim nos manifestamos”, diz um trecho da carta.

No texto, os governadores ressaltam, ainda, que são contra a proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, de acabar com as despesas obrigatórias e as vinculações orçamentárias. Sobre a reforma da Previdência, dizem serem contrários à “desconstitucionalização” da Previdência e à proposta de capitalização.

Consórcio

Segundo os governadores, o Consórcio do Nordeste vai permitir que os estados adquiram equipamentos e produtos de diversas áreas com um custo menor. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), será o presidente. “Os nove estados do Nordeste se unem para formar um consórcio, que tem múltiplas funções. Simboliza a solidariedade e o apoio mútuo. E com certeza obteremos para cada estado vantagens e benefícios a partir da formação desse consórcio”, disse o petista.

Além de Rui Costa, a carta foi assinada pelos governadores Flávio Dino (Maranhão), Paulo Câmara (Pernambuco), Camilo Santana (Ceará), João Azevedo (Paraíba), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Belivaldo Chagas (Sergipe) e o vice-governador de Alagoas, José Luciano Silva.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.