Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O Primeiro Árbitro e o bandeirinha risonho

O advogado Ricardo Lewandowski chegou aonde chegou sem que se averiguasse se é provido ou não de notável saber jurídico. Não precisou disso para subir na vida: alguns amigos influentes e muita sorte foram suficientes para transformá-lo em desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e, depois, em ministro do Supremo Tribunal Federal, posto […]

O advogado Ricardo Lewandowski chegou aonde chegou sem que se averiguasse se é provido ou não de notável saber jurídico. Não precisou disso para subir na vida: alguns amigos influentes e muita sorte foram suficientes para transformá-lo em desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e, depois, em ministro do Supremo Tribunal Federal, posto que no momento acumula com a presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

O círculo de amizades o ajudou a convencer o eleitorado de que o doutor formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo merecia ocupar a vaga de juiz reservada aos bachareis. O voto de uma amiga da família bastou para que que fosse instalado no STF. Vizinhas em São Bernardo do Campo, Marisa Letícia Lula da Silva vivia ouvindo da mãe de Lewandowski elogios ao filho estudioso, inteligente e muito capaz. Assim que apareceu uma toga sem dono, a primeira-dama indicou o menino, o ministro Márcio Thomaz Bastos topou assumir a paternidade da ideia e Lula nomeou mais um.

Não tem motivos para arrepender-se. Disposto a cometer qualquer ato ilegal para eleger Dilma Rousseff, o padrinho conta com a brandura do afilhado incumbido de presidir a temporada eleitoral. Em 18 de abril, Lewandowski recorreu a uma espécie de imagem muito cara ao presidente para justificar a cumplicidade por omissão: “Se o árbitro toda hora apita impedimentos e pênaltis, a partida não anda. Quanto menos a justiça intervier, mais bonita será a eleição”. Comparou-se a um juiz de futebol para ensinar que o presidente da República só quer embelezar o espetáculo da corrida às urnas com uma vistosa sequência de crimes.

Só faltava o registro visual do compadrio que desmoraliza o Poder Judiciário. Não falta mais nada, informa a foto acima. Numa cerimônia no Itamaraty, Lula fingiu desculpar-se pela delinquência da véspera para reincidir no pecado. “É que fiquei com a obrigação moral de dizer que quem começou o trem-bala foi a companheira Dilma”, fantasiou o palanqueiro irrecuperável. “Foi ela que começou, trabalhou, organizou”.

Confiram a imagem que capturou o presidente em flagrante delito. Com a falsa seriedade de quem se sabe culpado, Lula capricha na pose de Primeiro Árbitro. O sorriso de Lewandowski é o do bandeirinha que concorda com todas as bandalheiras do juiz de araque a quem deve o emprego.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Archibaldo dos santos Braga

    um abraço A.S. Braga.
    Melhorou. Na assinatura, o miliciarchibaldo escondeu o archibaldo.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Abreu

    Augusto,
    Em momentos como esse, capturado pela fotografia (e em tantos outros aos quais temos sobrevivido nessa octaéride desse molusco apedeuta), sinto-me frustrado por não ser um terrorista com competência para — no mínimo — lançar umas tortas apodrecidas sobre a ‘cara’ desses malditos personagens do seu texto, e ainda rodá-las com força, para que aderissem o máximo possível às suas (deLLes) peles nojentas!

    Curtir

  3. Comentado por:

    Maria Cecilia Gouvêa Waechter

    Para quem foi criado com ética, muito estudo (“para ser alguém”), é difícil viver num país de canalhas baratos.
    E vem mais e pior por aí. D Lili ocupou a dispensada ( ou vai ficar on-line?????)Hilde em repórtagens de 3 dias na “coluna”. Será que as senhoras que lá foram vão votar na Dilma ou foram porque era no Cosme velho?????

    Curtir

  4. Comentado por:

    Francisco Sobrinho

    Parece mentira…mas é verdade !
    É lamentável !!

    Curtir

  5. Comentado por:

    Butchmo

    “Cai fora”?
    Exatamente. Ou então saia do anonimato e apareça. Butchmo deve significar “covarde” em algum dialeto primitivo.

    Curtir

  6. Comentado por:

    ignez faria

    O minsitro Lewandovsky tem proximidade com a família de lula? com a primeira dama? foi indicado por lula para o superior tribunal? Céus. POr isso o voto dele , que eu não havia entendido outro dia, 2X5. Tá agora tudo faz sentido. Ele é suspeito para dirigir essa eleição. Se há ou houve proximidade da fámilia dele com a de lula ele não tem idoniedade moral para julgar. O peso das relações e o compretimento das idéias é grande. Será movido por outros interesses. Agora tá explicado a verdadeira cara de pau do lula. Sem medo de ser feliz. Ele tem um cumpanheiro na presidência do tse.

    Curtir

  7. Comentado por:

    pentefino

    Voz corrente no foro de sp é que essaa toga vitalícia ficou caríssima. O ex advogado aceitou hipotecar a imparcialidade que caracteriza o magistrado. Devagar, devagar, o STF vai se transformar na cozinha do planalto. Já o TSE, na latrina. E vamuquivamu…

    Curtir

  8. Comentado por:

    roberto jose

    AUGUSTO NUNES
    O LULA TEM 3 TERRENOS NO CONDOMÍNIO MAIS CARO DE SÃO BERNARDO,O SWISS PARK,QUE POR UM ACASO O FILHO DO LULA,O LULINHA CONSTRUIU UMA MANSÃO DE MAIS DE 5 MILHÕES,QUE POR UM ACASO TAMBEM TEM COMO DONO DE TODO ESSE CONDOMÍNIO,NADA MAIS,NADA MENOS O PAI DO SR.LEWANDOVSKY…..BAITA COINCIDNCIA…….^COMO VOCES QUEREM QUE ELE JULGE?

    Curtir

  9. Comentado por:

    Alfredo

    É a ditadura dos 3 poderes. Tomaram conta da Nação. A intimidade entre os membros dos poderes, é uma vergonha e imoral. A manada segue ruminando, com mais circo que vem por aí.

    Curtir

  10. Comentado por:

    HOMERO VIANNA

    ESTÁ EXPLICADO.

    Curtir