Vento dá trégua em Los Angeles e fogo começa a ser contido
Bombeiros conseguiram abafar 8% dos focos de incêndios, mas há previsão de novas rajadas que podem espalhar novamente as chamas

O trabalho incansável dos bombeiros em Los Angeles começou a dar resultados nesta sexta-feira, 10. As autoridades informaram que ao menos 8% dos focos foram contidos na região de Malibu. Há dias os bombeiros tentam cercar a área atingida pelo fogo, mas o vento de Santa Ana, que sopra ar seco do deserto, faz as chamas se espalharem ainda mais. Na última quinta-feira, deu uma trégua, ao atingir a cidade com uma velocidade de 30km/h
O governo anunciou que está trabalhando para voltar a fornecer energia e gás. Na orla de Malibu, um dos endereços mais caros dos EUA, o cinturão de mansões com vista para o mar, praticamente desapareceram. Há faixas em que só restaram metais retorcidos que faziam parte das estruturas. Os postes de eletricidade também foram carbonizados. Por isso a interrupção do fornecimento de luz. Os prejuízos chegam a US$ 150 bilhões. Estima-se que a extensão do fogo tenha consumido uma área equivalente a cidade de São Francisco. Nesta sexta-feira, o xerife do condado, Robert Luna, declarou toque de recolher noturno.
Apesar da melhora das condições climáticas, o perigo ainda não passou. Um porta-voz da Casa Branca anunciou no fim do dia, que há previsão de novas rajadas para o fim de semana. E se isso acontecer, o fogo ganha novo combustível.
Os ventos de Santa Ana
Metade do Sudeste da Califórnia é ocupada por um deserto de onde sopram ventos secos, que atingem Los Angeles. Este ano os chamados ventos de Santa Ana chegaram mais intensos. Em alguns locais com uma velocidade de mais de 100 km/h, com a mesma intensidade que um tufão. Na quinta-feira, a umidade de Los Angeles chegou a 1%. O nível ideal para o bem-estar do homem, de acordo com a Organização das Nações Unidas, é de 50% e 60%. A condição atual leva o meio ambiente a funcionar como uma pólvora, que explode com uma faísca.
Leia:
+ https://veja.abril.com.br/ciencia/entenda-a-causa-da-tragedia-de-los-angeles