Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

No Brasil e no exterior, festivais adotam estratégias para reduzir emissões

Eventos têm notório impacto negativo relacionados ao transporte, lixo, consumo de energia e banheiros

Por Ernesto Neves Atualizado em 17 set 2024, 14h42 - Publicado em 17 set 2024, 11h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Responsável por movimentar 291 bilhões de reais anualmente e empregar quase 7% da força de trabalho do país, o setor de eventos e festivais produz impactos notórios sobre o meio ambiente.

    O mais evidente deles é a produção de lixo, calculada sempre em toneladas, que costuma ser deixada esparramada pelo chão uma vez que a festa se encerra.

    Mas há outras consequências, tão graves quanto os resíduos abandonados pela multidão. E que agora são alvo de uma série de estratégias por parte de organizadores e das marcas envolvidas para que sejam reduzidos.

    O impacto gerado pelos festivais começa pelo elevadíssimo consumo de eletricidade. Para piorar, não raro esses eventos acontecem em áreas distantes, onde não há conexão com a rede elétrica tradicional.

    Como resultado, os organizadores optam pelo uso de geradores para manter sua infraestrutura.

    Continua após a publicidade

    Trata-se de uma péssima opção, já que esses aparelhos funcionam com combustíveis fósseis, jogando na atmosfera toneladas de dióxido de carbono (CO2), principal causa das mudanças climáticas.

    Só no Reino Unido, país onde festivais de música são tradicionais, os festivais queimam anualmente 12 milhões de litros de diesel, segundo aponta um levantamento feito pela consultoria de sustentabilidade Greener Future.

    No Rock in Rio, que acontece neste mês de setembro no Rio de Janeiro, o consumo de energia foi reduzido no camarote da Heineken através de medidas relativamente simples.

    Continua após a publicidade

    Todas as ações da marca no evento serão abastecidas com energia renovável, proveniente de fontes limpas, como solar e eólica. A iniciativa é feita em parceria com a Raízen, que fará a certificação dessa energia.

    A Heineken vai utilizar um caminhão elétrico batizado de Solar Station. O veículo tem um banco de baterias recarregáveis através de energia solar, podendo ser empregada em qualquer grande evento.

    O uso de baterias já é uma realidade no exterior. Em agosto, o palco principal do Lollapalooza, em Chicago, foi inteiramente alimentado por baterias recarregáveis.

    Continua após a publicidade

    A energia limpa reduziu em quase 70% o uso de combustível e a emissão de gases do efeito estufa durante o evento, com relação aos anos anteriores.

    O Lolla informou que isso equivale à uma redução de emissões em 26 toneladas métricas de CO2, o que equivale ao consumo de cinco casas durante um ano.

    Já o Glastonbury, na Inglaterra, utilizou em sua última edição uma turbina eólica de 20 metros de altura para abastecer barracas de acampamento e mercados montados para a festa.

    Continua após a publicidade

    A turbina, juntamente com painéis solares e baterias, abasteceu uma pequena rede com eletricidade suficiente para manter em funcionamento cerca de 300 geladeiras por dia.

    Turbina eólica abastece o festival de música Glastonbury, no Reino Unido
    Turbina eólica abastece o festival de música Glastonbury, no Reino Unido (Divulgação/Divulgação)

    Já o Mysteryland, evento de música eletrônica que ocorre na Holanda e atrai 130.000 foliões a cada edição optou por multiplicar a quantidade de placas solares para se tornar menos dependente dos combustíveis fósseis.

    Continua após a publicidade

    Em 2024, os organizadores anunciaram que mais de 80% de sua energia já é produzida pelos painéis solares instalados numa fazenda próxima.

    Além disso, o festival instalou uma rede de cabeamento para conectar sua área à rede nacional, eliminando o uso de geradores. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.