Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

‘Explosivo’ incêndio florestal na Califórnia segue incontido; veja imagens

Mais de 2.000 socorristas lutam contra as chamas, alimentadas por ventos fortes e temperaturas de cerca de 38 graus Celsius na área

Por Da Redação Atualizado em 25 jul 2022, 11h11 - Publicado em 25 jul 2022, 11h07

Um violento incêndio florestal atinge o oeste dos Estados Unidos desde sexta-feira, 22, e já forçou a retirada de mais de 3.000 pessoas na Califórnia. Segundo autoridades locais, o fogo já consumiu mais de 6 mil hectares da floresta do Parque Nacional de Sierra Nevada, e segue incontrolado, apesar do esforço dos bombeiros.

--
Árvores destruídas em incêndio florestal na Califórnia. 25/07/2022
A forest is incinerated by the Oak Fire near Midpines, northeast of Mariposa, California, on July 23, 2022. – The California wildfire ripped through thousands of acres July 23 after being sparked a day earlier, as millions of Americans sweltered through scorching heat with already record-setting temperatures due to climb. (Photo by DAVID MCNEW / AFP) (DAVID MCNEW/AFP)

+ Incêndio na Califórnia avança rapidamente em região do Parque de Yosemite

Nesta segunda-feira, 25, mais de 2.000 socorristas de agências estaduais e federais estavam lutando contra o incêndio. Pelo menos 10 casas e outras estruturas foram destruídas, com outras milhares sob risco.

--
Floresta destruída por incêndio na Califórnia. 25/07/2022 (David McNew/AFP)

Segundo o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire), o comportamento “explosivo” do incêndio Oak, como está sendo chamado, está prejudicando o trabalho dos bombeiros. O tempo quente e a vegetação seca, resultado da pior seca na região em anos, faz com que as chamas se espalhem com enorme velocidade, jogando brasas a até 3 quilômetros além do foco do incêndio. Vídeos mostram a formação de pirocúmulos, nuvens densas de fogo.

Continua após a publicidade
--
Destroços durante incêndio na Califórnia. 25/07/2022 (David McNew/AFP)

No domingo, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência, permitindo o envio de novas equipes da brigada de incêndio para a área. A decisão foi tomada principalmente pela rápida propagação das chamas.

+ Apesar de citar urgência, Biden não declara emergência climática nos EUA

A Pacific Gas & Electric, empresa responsável pelo fornecimento de energia, informou no sábado, 23, que mais de 2.600 casas e instalações comerciais da região ficaram sem luz, sem previsão de retorno, e estradas foram fechadas nos arredores.

Continua após a publicidade

O incidente é uma das dezenas de focos que queimam no oeste americano, enquanto a região se prepara para os meses de pico de risco de incêndio que ainda estão por vir. Mais de 2,2 milhões de hectares já queimaram no país este ano, cerca de 70% a mais do que a média de 10 anos.

+ O que explica a nova onda de calor e o que deve ser feito contra a crise

Segundo o Centro de Previsão do Tempo do Serviço Nacional de Meteorologia, mais de 100 milhões de pessoas estão atualmente sob alertas e alertas relacionados ao calor nos Estados Unidos. Autoridades estimam que algumas cidades correm o risco de se tornar inabitáveis ​​devido à crise climática.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.