Enem: a revolução no sistema educacional
Em 2009, VEJA destacava em sua capa uma reportagem que explicava as mudanças na prova que se tornou a principal porta de entrada para o ensino superior
Com a reportagem ‘Vai mudar tudo, menos o mérito’, VEJA apresentava, em 15 de abril de 2009, o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), completamente diferente daquele lançado em 1998 e que se consolidou como a prova para ingressar no ensino superior.
A grande novidade em questão era a prova unificada, que permitiria que, com uma única nota, os alunos conseguissem passar em mais de uma faculdade.
O então presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, ajudava a esclarecer como seria o teste como o novo sistema. “A prova ficará no meio do caminho entre o excesso de informações cobradas no vestibular e o pouco conteúdo do antigo Enem. Testará mais a capacidade de solucionar problemas da vida real do que o conhecimento acumulado.”
O Enem 2025 já começou. No último domingo, 9 de novembro, os estudantes tiveram que enfrentar a redação, que, neste ano, foi marcada por pérolas de sabedoria de Rita Lee e Fernanda Montenegro.
Com o tema: “perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, os textos de apoio trouxeram frases desses dois fortes símbolos da cultura nacional.
A próxima etapa acontece neste domingo, 16 de novembro, com questões múltipla escolha sobre Ciências da Natureza e Matemática, somando 90 perguntas.
Acompanhe o resultado em VEJA. Todas as quintas-feiras você, leitor, poderá conferir uma edição do passado no nosso #TBT e ainda consultá-la na íntegra na home do nosso site.
PF deu de cara com filho de Lula ao cumprir mandado contra ex-nora do presidente
PF mira corrupção em ministério do PT e esbarra em ex-sócio de Lulinha e ex-nora de Lula
Inmet emite alerta laranja para tempestades em SP e outros três estados nesta quinta, 13
Filha de Faustão, Lara Silva atualiza estado de saúde do pai
O desabafo de Paula Braun após separação de Mateus Solano







