Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dieta com pouco sal pode fazer mal ao coração

Um novo estudo mostrou que um baixíssimo teor de sódio na alimentação pode ser tão ruim quanto o excesso

Embora o sódio seja considerado um vilão para a saúde, principalmente para pessoas com hipertensão, um novo estudo mostrou que uma dieta com baixíssimo teor de sal pode, na verdade, aumentar o risco de problemas cardiovasculares. A novidade foi publicada recentemente no periódico científico The Lancet.

Para chegar a esta conclusão, pesquisadores do Instituto para Pesquisa em Saúde Populacional (PHRI, na sigla em inglês) da Universidade McMaster e do Hamilton Health Sciences, ambos no Canadá, revisaram quatro estudos observacionais, totalizando 133.118 pessoas (63.559 com hipertensão e 69.559 sem o problema) que foram acompanhadas por cerca de quatro anos. Os voluntários tiveram seu consumo de sódio medido por exames de urina.

Os resultados mostraram que pessoas com pressão arterial elevada que consomem mais de sete gramas de sódio por dia correm um risco 23% maior de eventos cardiovasculares, em comparação com aqueles que ingerem entre quatro a cinco gramas diários da substância. A grande surpresa, contudo, é que o risco subiu para 34% naqueles que consumiam menos de três gramas de sódio diariamente.

Leia também:
Maioria da população mundial consome sódio em excesso
O número mágico da pressão sanguínea

Entre os participantes sem hipertensão, não houve aumento do risco de doença ou morte por causas cardiovasculares naqueles que consumiam mais de sete gramas de sódio por dia. Já naqueles que comiam menos de três gramas por dia, o risco aumentou 26%, em comparação com aqueles que consumiam de quatro a cinco gramas diariamente.

“Esses resultados são extremamente importantes para aqueles que sofrem de pressão alta. Embora nossos dados destaquem a importância de reduzir uma ingestão de sal elevada, ele não recomenda reduzir essa quantidade para níveis muito baixos.”, disse Andrew Mente, principal autor do estudo.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. José Westie

    In medium virtus!

    Curtir

  2. José Maria Silveira

    É realmente uma torre de Babel isto.

    Curtir

  3. Excelente!!! Excelente!!!
    É possível que eu tenha sido o primeiro maluco a afirmar a necessidade do sódio, em doses certa, para evitar os colos estereis ou seja: As placas de colos arteriais, o colesterol. E ainda, que em alguns caso, a dor de cabeça é proveniente de inequações de sal com relação as necessidades do organismo.

    Curtir

  4. carlos roberto pinto

    Essa é uma reportagem sem pé, sem cabeça e menos ainda embasada cientificamente…O cloreto de sódio deve ser banido da alimentação humana…Deve ser substituído por sais que conservam os 84 minerais contidos no sal(sal rosa do himalaia, sal marinho não refinado)…Quero saber em que fonte científica esse(a) repórter colheu esses dados tão prejudiciais a saúde? Sem comentários…Deve ter colhido naquele bem estar da Rede Globo.

    Curtir