Lula é comandante máximo do petrolão, diz MP

De acordo com procurador, a propina paga ao petista somou 3,7 milhões de reais

infolula

Gráfico do MP deixa claro: Lula era o chefe

O procurador da República e coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba Deltan Dallagnol classificou nesta quarta-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como “comandante máximo” do esquema criminoso descoberto pela operação – o maior já descoberto na história do país, ressaltou.

De acordo com o procurador, o núcleo político estava acima de todos os outros no esquema operado na Petrobras. E Lula era o grande general. “No centro deste núcleo está o senhor Lula”, afirmou. “Sem o poder de decisão de Lula esse esquema seria impossível”, afirmou.

Lula foi denunciado hoje pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá. De acordo com o MP, a propina paga ao petista somou 3,7 milhões de reais. Os crimes que integram a denúncia desta quarta – e que foram chefiados por Lula – somam 87,6 milhões de reais. “O PT e, particularmente Lula, eram os principais beneficiários de esquemas criminosos de macrocorrupção no Brasil”, afirmou o procurador. “Na corrupção envolvendo o ex-presidente Lula e José Dirceu existia um sistema de caixa geral. Isso significa que não precisava ser acertado em cada obra um valor de propina certa. A propina era regra na Petrobras, não precisavam ser ajustadas. Lula, Dirceu e Vaccari podiam sacar valores desse sistema geral”, prosseguiu.

Capa VEJA 2470Ressaltou Dallagnol: “Não se trata mais do petrolão. Estamos falando de propinocracia, ou governo regido pela propina”. Ainda segundo ele, o objetivo do esquema criminoso era a perpetuação do Partido dos Trabalhadores no poder de modo criminoso – o mesmo, aliás, por trás do mensalão, afirmou. “Mensalão e petrolão são duas faces da mesma moeda”, diz o procurador.

Justamente dado o tamanho do esquema criminoso desvendado pela Lava Jato, ele não ficou restrito à Petrobras, segundo o Ministério Público Federal. Espalhou-se por Eletrobras, Ministério do Planejamento, Ministério da Saúde e Caixa Econômica Federal. Segundo o procurador, o esquema só se tornou possível porque era operado por alguém com o comando do partido e da máquina do governo. “Lula era o elo comum e necessário entre o esquema partidário e de governo”. Já o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado na Lava Jato, era o braço direito do ex-presidente. Ele ainda salientou que Lula não pode mais afirmar que não sabia de nada. “O petrolão, depois do mensalão, deixa claro que o comandante do esquema não era José Dirceu, e sim alguém que estava acima de José Dirceu. Só havia possibilidade de o comandante estar acima, e aí estava o verdadeiro maestro dessa orquestra criminosa”, afirmou Dallagnol, em referência a Lula.

Leia também:
Lula vira réu por tentar obstruir a Operação Lava Jato
PF indicia Lula e Marisa por tríplex no Guarujá
Diretor da OAS sobre o tríplex e o sítio: ‘O presidente pediu e eu fiz’
Radar: PF encontra recibos de móveis para apartamento em nome de Lula e Marisa

Como VEJA revelou, foi o ex-presidente quem convenceu a OAS a assumir as obras deixadas para trás pela Bancoop no Guarujá, cooperativa que foi à bancarrota após desviar o dinheiro de milhares de associados para os cofres do PT. Pedido de Lula, sabe-se agora, era ordem, e a OAS topou. Um dos projetos assumidos pela empreiteira foi justamente o do Edifício Solaris, no Guarujá, onde o ex-presidente teria uma unidade.

Em VEJA:
Os favores do empreiteiro
Executivo da OAS se oferece para contar segredos sobre Lula
Exclusivo: a delação que Janot jogou no lixo

Mensagens provam que OAS bancou reformas para Lula

A OAS não só evitou o prejuízo a Lula, tirando o projeto do prédio do papel, como aproveitou a oportunidade para afagar o petista. Reservou para ele um tríplex, na cobertura do edifício – e cuidou para que, a exemplo do sítio, o apartamento ficasse ao gosto da família. A empreiteira investiu quase 800.000 reais apenas numa reforma, que deixou o imóvel com um elevador privativo e equipamentos de lazer de primeiríssima qualidade. Sem constrangimento, Lula e a ex-primeira-dama Marisa visitaram as obras na companhia de Léo Pinheiro, o ex-­presidente da OAS. Tudo estava ajustado para que a família logo começasse a desfrutar o apartamento. Mas veio a Lava Jato e os planos mudaram. Lula, então, passou a dizer que tinha apenas uma opção de compra do apartamento – e que desistira do negócio. O argumento não convenceu a polícia. “Em se tratando de lavagem de dinheiro, não teremos aqui provas cabais de que Lula é efetivo proprietário do apartamento, pois exatamente o fato de ele não figurar como proprietário é uma forma de dissimular a verdadeira propriedade”, explicou o procurador Roberson Pozzobon. “Eles (Lula e Marisa) simplesmente pararam os pagamentos (de um apartamento mais simples no Solaris) quando a OAS ficou responsável pela obra. Foi nesse momento, mediante ajustes com Léo Pinheiro e executivos da OAS, que eles recebem a cobertura em pagamento de propinas”, continuou.

Não se trata mais do petrolão. Estamos falando de propinocracia, ou governo regido pela propina

Deltan Dallangnol, procurador

Segundo Dallagnol, Lula agiu para barrar a Lava Jato. Ele salientou que a postura do ex-presidente diante das investigações do petrolão e do mensalão foi de desqualificação e obstrução, “como aquele que foge da cena do crime após matar a vítima e busca depois calar testemunhas”. Ele citou delações premiadas de Pedro Corrêa, Delcídio do Amaral e Fernando Baiano, classificadas pelo procurador como peças de um quebra-cabeça “que aponta para o centro, que Lula era o comandante do petrolão e do que denominamos de propinocracia”.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Democrata Cristão

    Lulaladrão do Petrolão vai direto pra prisão!!! Posso cantar assim já?

    Curtir

  2. Luiz Renato Fogagnolo

    Quando vão prender esse cidadão?

    Curtir

  3. Marize Branquinho

    Sei não.. acho que o Moro amarelou..

    Curtir

  4. Rodrigo Ramos Vieira

    Porque será que eu não estou surpreso? Justiça, um dia chega pra todos!!!

    Curtir

  5. Jota Passarinho

    E agora José…? Ou melhor, Molusco…e agora adeptos e seguidores da facção…? O que fazer…?

    Curtir

  6. Gianinni Araujo

    Hoje é um grande dia na história do Brasil! Precisamos enterrar de vez os populistas que destroem a nação há muito tempo, entre quais Lula é um dos grandes representantes. Só o liberalismo pode fazer uma sociedade evoluir!

    Curtir

  7. adson miranda de almeida

    A JUSTIÇA NÃO PODE FICAR SÓ NAS INVESTIGAÇÕES. O BRASIL QUER O CHEFE DO “PROJETO CRIMINOSO DE PODER” NA CADEIA. PORTANTO ESTÁ NA HORA DO BRASIL IR PARA AS RUAS EM PESO EXIGIR A PRISÃO DE LULA.

    Curtir

  8. Fora globo, band, record, sbt golpista………fora maioria do povo brasileiro golpista…..fora PF, MP e STF golpista……….fora OAS < Delcidio golpista………..KKKKKKKKKKKK qual será o novo mantra a instruir a militancia profissional agroa ?

    Curtir

  9. jose milton mascarim

    Propina de 3,7 milhões, eh pouco.
    Soma-se as dos filhos, daí poderá ter um valor muito maior.

    Curtir

  10. Antonio Augusto Simoes

    Lularápio é um dos maiores canalhas e ladrão da história da república, mas convenhamos, com esse power point de jardim de infância o ladrão escapa molinho.

    Curtir

  11. JOSÉ ALVES GUIMARÃES

    Esta demora em julgar, condenar e encarcerar o maior chefe quadrilheiro da história da humanidade, faz com que sempre tenhamos dúvidas acerca de uma punição pertinente aos crimes deste ladrão.

    Curtir

  12. OSCAR VIANNA Netto

    E por formação de quadrilha?
    Também é merecedor!
    Justiça a ele seja feita!

    Curtir

  13. Carlos Jaime Fehn

    Descobriram o chefe,e dai? isso vai dar milhares de votos em 2018.

    Curtir

  14. Comandante 9 dedos!

    Curtir

  15. Eu já sabia disso,só quem não sabe ou finge que não sabe são seus lacaios.

    Curtir

  16. João carlos

    Comandante das roubalheiras todos os brasileiros já sabiam inclusive na era mensalão,por infelicidade do país temos um ministro de justiça Lewandoski que estava protegendo essa bandidagem livrando todos da prisão ele deve sofrer um impeachment pele péssima atuação em nome da corrupção.

    Curtir

  17. Jorge Luís dos Santos

    Todo mundo já sabe dessa história. O que é que impede desse cidadão sem vergonha conhecer a Papuda? Por que tanta cerimônia se, para os demais implicados, as ações foram rapidinhas. Se há tanta evidência, por que não botar esse grão-safado no xilindró?!

    Curtir

  18. Adilson Nagamine

    Meu triplex minha ruína

    Curtir

  19. Ednei Freitas

    É preciso muita cara de pau dos advogados de Lula para criar perante o juiz de direito uma explicação plausível pelo pagamento da OAS à Transportadora Granero para transportar vários caminhões imensos , mostrados na televisão , com objetos pessoais que Lula afirma serem dele, num transporte caro de Brasília a São Paulo , para explicar perante o juiz de direito porque a OAS mandou a Granero emitir nota fiscal dos objetos como material de escritório da OAS , fraudando assim a nota fiscal .

    Curtir

  20. Ednei Freitas

    Dona Marisa Letícia e a OAS combinaram entre si de a esposa de Lula entrar com uma ação contra o OAS nos tribunais , reivindicando a devolução de R$ 300.000,00 que a OAS não lhe pagou pelo ressarcimento do dinheiro que ela investiu no Edifício Solaris , o que deve ser verdadeiro , para criar o álibi de que ela está sendo vítima da OAS , que estaria retendo ilegalmente os seus R$ 300 mil , enquanto a OAS gastou milhões de reais no transporte e armazenamento dos objetos de seu marido e o imóvel .

    Curtir

  21. alfredo carlos gomes

    só quas,quas, quas, prender o homen nada

    Curtir

  22. Diante de tanta corrupção, é preciso que as pessoas envolvidas nos órgãos de justiça, consigam condenar os responsáveis, é o que eu espero sinceramente!

    Curtir

  23. Ednei Freitas

    É preciso muita cara de pau dos advogados de Lula para criar perante o juiz de direito uma explicação plausível pelo pagamento da OAS à Transportadora Granero para transportar vários caminhões imensos , mostrados na televisão , com objetos pessoais que Lula afirma serem dele, num transporte caro de Brasília a São Paulo , para explicar perante o juiz de direito porque a OAS mandou a Granero emitir nota fiscal dos objetos como material de escritório da OAS , fraudando assim a nota fiscal.

    Curtir

  24. Ednei Freitas

    Dona Marisa Letícia e a OAS combinaram entre si de a esposa de Lula entrar com uma ação contra o OAS nos tribunais , reivindicando a devolução de R$ 300.000,00 que a OAS não lhe pagou pelo ressarcimento do dinheiro que ela investiu no Edifício Solaris , o que deve ser verdadeiro , para criar o álibi de que ela está sendo vítima da OAS , que estaria retendo ilegalmente os seus R$ 300 mil , enquanto a OAS gastou milhões de reais no transporte e armazenamento dos objetos de seu marido e o imóvel milionário que a Odebrecht deu à família Lula da Silva.

    Curtir