Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lula vira réu por tentar obstruir a Operação Lava Jato

O ex-presidente é acusado de ter feito parte de um esquema arquitetado para comprar o silêncio de um delator

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sentará no banco dos réus pela primeira vez em sua história. O juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara do Distrito Federal, aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal que acusa o ex-presidente de comandar um esquema armado para obstruir a Operação Lava-Jato. Em sua última edição, VEJA revelou os detalhes das acusações feitas pelo procurador da República Ivan Cláudio Marx.

As provas apresentadas contra Lula são fartas e consistentes. Ligações telefônicas, extratos bancários e e-mails revelam que o ex-presidente impeliu o ex-senador Delcídio do Amaral a adotar “medidas para a compra do silêncio de Nestor Cerveró”, ex-diretor da área internacional da Petrobras. O objetivo era evitar que Cerveró fechasse um acordo de delação premiada, que comprometeria tanto Lula como um dos seus amigos mais próximos,  José Carlos Bumlai.

O pecuarista contratou um empréstimo de 12 milhões de reais com o banco Schahin para saldar dívidas de campanhas do PT em 2006. Em troca, o grupo Schahin ganhou um contrato bilionário com a diretora comandada por Cerveró. Procurada por Delcidio, a família de Bumlai resolveu ajudar no complô arquitetado contra a Lava-Jato — e desembolsou 250 000 reais para pagar os honorários do advogado Edson Riberio, que defendia o ex-diretor da Petrobras.

De acordo com o MPF, há indícios de que “Lula atuou diretamente com o objetivo de interferir no trabalho do Poder Judiciário, do Ministério Público e do Ministério da Justiça, seja no âmbito da Justiça de São Paulo, seja do Supremo Tribunal Federal ou mesmo da Procuradoria-Geral da República”.

Além do ex-presidente, também viraram réus: Delcidio do Amaral e seu assessor Diogo Ferreira, José Carlos Bumlai e seu filho Maurício Bumlai, Edson Ribeiro e o banqueiro André Esteves. Lula, segundo os investigadores, ocupou papel central no esquema e dirigiu a atividade criminosa praticada pelo grupo.

Após receber a denúncia apresentada pelo MPF, o juiz Ricardo Leite decidiu: “Pela leitura dos autos, observo a presença dos pressupostos processuais e condições da ação (incluindo a justa causa, evidenciada pelas referências na própria peça acusatória aos elementos probatórios acostados a este feito), e que, a princípio, demonstram lastro probatório mínimo apto a deflagrar a pretensão punitiva proposta em juízo”.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Leticia Martelle Maynard Rio

    FATO: A prisão de Lula, tronou-se uma questão de honra para o brasileiro de bem. Chega de tanta impunidade quando o assunto é Lula.
    Chega !!!

    Curtir

  2. Leticia Martelle Maynard Rio

    O tão poderoso Marcelo Odebrecht ja foi condenado e estar preso.
    O ex tão poderoso da casa civil, José Dirceu ja foi condenado e estar preso.
    Outros que se julgavam acima da lei, estão presos.
    Por que o Chefe,aquele que chamou os Ministros do supremo de covardes,
    aquele que obstruiu a justiça, no caso Ceveró, continua soltinho?
    O Brasil quer saber; Por que mesmo diante de tantas e tantas evidencias de crimes, Lula ainda continua livre, leve e solto?
    Por que?
    Q país é esse?

    Curtir

  3. Lula anda dizendo que e ocara mais honesto do mundo , qual mundo?????………O mundo do faz de conta!!!…..o mundo da fantasia !!!!…….A maioria dos Brasileiro considera o fulano e mas bandido do que Alcapone , engano o mundo com a sua cara mau lavada , e agora é considerado o maio malfeitor da pátria (Brasil ) que vergonha hoje estamos pagando dodos os mal que este bandido feis

    Curtir

  4. Em mais uma tentativa de obstruir a justiça LULA apela para a ONU. kkkkkkkkk.

    Curtir

  5. So quero saber uma coisa: Quando e que vao botar o molusko atraz das grades?

    Curtir

  6. Franklin de Paula

    BEM FEITO.

    Curtir

  7. Valdeci Pinheiro de Lima

    Vai reclamar também deste juiz para a ONU? Esta chegando o dia em que não terá mais como fugir diante de tantas evidencias. Não há outro destino senão a prisão, esperamos que a justica seja feita e que fique preso por longos anos.

    Curtir