Por: Vivian Carrer Elias - Atualizado em

Barriga
Para conseguir a barriga ideal, é preciso combinar diferentes atividades físicas e bons hábitos(ThinkStock/VEJA)

Nem abdominal e muito menos dietas milagrosas. Diminuir as medidas da cintura e eliminar as gorduras da barriga exigem disciplina, diferentes modalidades de atividade física, boa alimentação e hábitos saudáveis. "Praticar exercícios físicos sem o acompanhamento de uma dieta adequada exige que a atividade seja extremamente intensa, algo que poucos conseguem fazer. Por isso, emagrecer requer sempre as duas coisas", diz Gláucia Carneiro, endocrinologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

É essencial entender que conseguir a barriga ideal requer queima de gordura e fortalecimento muscular. Portanto, fazer somente abdominais de nada adianta. Deve existir uma combinação entre as atividades aeróbicas, que são aquelas que aceleram a frequência cardíaca, como corrida e natação, com atividades de resistência, como treinos de musculação, por exemplo. Além disso, ficar longe dos maus hábitos, como comidas muito calóricas e bebidas alcoólicas, também facilita chegar nesse objetivo. Conheça sete dicas que também podem ajudar:

Fontes: Gláucia Carneiro, endocrinologista da Unifesp; Turíbio Leite de Barros, fisiologista e professor adjunto da Unifesp; Vladimir Bonilha Modolo, educador físico e pesquisador do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício da Unifesp; Marcos Marques, educador físico e professor de pilates da academia Ecofit

TAGs:
Atividade Física
Dietas
Nutrição
Emagrecimento