Dieta
 
08/12/2011 - 14:49
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Emagrecimento

Sete dicas para perder a barriga

Indesejada e difícil de ser eliminada, a gordura que se acumula no abdome precisa de exercícios e hábitos saudáveis para ir embora

Vivian Carrer Elias
Para conseguir a barriga ideal, é preciso combinar diferentes atividades físicas e bons hábitos

Para conseguir a barriga ideal, é preciso combinar diferentes atividades físicas e bons hábitos (ThinkStock)

Nem abdominal e muito menos dietas milagrosas. Diminuir as medidas da cintura e eliminar as gorduras da barriga exigem disciplina, diferentes modalidades de atividade física, boa alimentação e hábitos saudáveis. "Praticar exercícios físicos sem o acompanhamento de uma dieta adequada exige que a atividade seja extremamente intensa, algo que poucos conseguem fazer. Por isso, emagrecer requer sempre as duas coisas", diz Gláucia Carneiro, endocrinologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

É essencial entender que conseguir a barriga ideal requer queima de gordura e fortalecimento muscular. Portanto, fazer somente abdominais de nada adianta. Deve existir uma combinação entre as atividades aeróbicas, que são aquelas que aceleram a frequência cardíaca, como corrida e natação, com atividades de resistência, como treinos de musculação, por exemplo. Além disso, ficar longe dos maus hábitos, como comidas muito calóricas e bebidas alcoólicas, também facilita chegar nesse objetivo. Conheça sete dicas que também podem ajudar:

«
»

Só atividade física não resolve

Perder a gordura abdominal necessita de uma simples e conhecida equação matemática: consumir menos e gastar mais calorias. Para isso, os exercícios físicos devem ser aliados com uma dieta balanceada e, assim, promover esse déficit calórico. "É muito mais fácil perder gordura combinando esses dois hábitos. Só atividade física pode até eliminar a gordura abdominal, mas esse processo será muito mais lento, já que ganhar e acumular calorias é muito mais fácil do que perdê-las. Isso pode desestimular aquele que pretende perder peso", afirma o fisiologista Turíbio Leite de Barros.

Fontes: Gláucia Carneiro, endocrinologista da Unifesp; Turíbio Leite de Barros, fisiologista e professor adjunto da Unifesp; Vladimir Bonilha Modolo, educador físico e pesquisador do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício da Unifesp; Marcos Marques, educador físico e professor de pilates da academia Ecofit

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA

Patricia Moura

Realmente,a atividade aeróbica ajuda e muito na perca de peso,eu sou prova disso,emagreci dez quilos com exercicios físicos,tais como caminhada,corrida,dança aeróbica e é claro uma reeducação alimentar.

27.12.2011

Carlos de Sousa

estou com uma barriga que me dá raiva. ivito comer gorduras, não misturo farinhas(pão,massas,arroz bolos etc.etc. não bebo nada mesmo nada.faço ginastica com o masajadorPlataforma VIBRO MED.que posso fafer mais? obrigado Carlos

10.12.2011

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados