Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vídeo: Homem negro é agredido por policial na varanda de casa

Dejuan Yourse, de 36 anos, foi algemado e agredido enquanto esperava que sua mãe trouxesse a chave para entrar em casa

Um vídeo divulgado nesta semana pelo Departamento de Polícia de Greensboro, na Carolina do Norte, Estados Unidos, mostra o tratamento brutal de dois oficiais contra Dejuan Yourse, de 36 anos. O homem estava na varanda da casa de sua mãe, onde também morou em alguns períodos, aguardando que ela trouxesse a chave para entrar na residência. Ao duvidar da história, um dos policiais agrediu Yourse e o algemou.

O caso aconteceu em junho, mas só teve as imagens levadas a público recentemente, durante uma reunião do conselho municipal de Greensboro. Gravado com as câmeras corporais dos dois policiais, Travis Cole e C.N. Jackson, o vídeo mostra o momento em que ambos abordam Yourse. De acordo com os oficiais, alguém da vizinhança alertou que um homem estava tentando arrombar a garagem da casa.

Durante alguns minutos, Yourse conversa tranquilamente com os policias e explica que tentou abrir a garagem para checar se conseguia entrar, o que deve ter motivado a denúncia do vizinho. Os policiais pedem que ele ligue para sua mãe para confirmarem a história, mas a ligação cai na caixa postal.

Leia também:
Polícia libera vídeo de oficiais matando menino de 6 anos nos EUA
EUA: polícia divulga imagens do momento em que Scott foi baleado
Mulher de homem negro baleado em Charlotte divulga vídeo de morte

Mesmo após conferir o documento de identidade de Yourse, Cole, um dos policiais, segue fazendo perguntas, deixando-o visivelmente nervoso. A agressão inicia no minuto 9:06 do vídeo, quando Yourse faz uma ligação e diz estão tentando prendê-lo na casa de sua mãe. Cole tira o aparelho celular de Yourse e os dois começam a discutir, até que o policial lhe dá um soco e decide imobilizá-lo.

As discussões entre Cole e Yourse seguem nos minutos seguintes. “Eu não estou resistindo”, grita Yourse. “Você está resistindo o tempo todo”, responde Cole. Com a ajuda da parceira, o policial algema de Yourse, que continua gritando e questionando o porquê da detenção. O vídeo termina após o homem ser empurrado para o chão, no jardim da casa, onde fica deitado enquanto Cole segura seu rosto contra a grama.

De acordo com o jornal Washington Post, o incidente resultou em uma investigação interna da polícia, que definiu que o o oficial Cole usou força excessiva, violando regras do departamento. Em agosto, quando o caso ainda estava em andamento, ele pediu para deixar seu posto na polícia. A oficial Jackson também deixou seu cargo voluntariamente, na semana passada. Segundo o procurador de Justiça Howard Neumann, foi aberto ainda um processo criminal contra Cole, mas conclui-se o policial não cometeu nenhum delito.

Vídeo: Homem negro é agredido por policial na varanda de casa

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Aloisio Barros

    E viva a maior democracia do mundo…piada! Que resistência o cara ofereceu? A polícia americana deveria passar por um recall, pois estão muito estressadinhos.

    Curtir