Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Terremoto de 6,5 graus deixa mortos e feridos na China

Região mais atingida pelo tremor é famosa pelo turismo - só neste ano, recebeu mais de 38.000 visitantes

Cinco pessoas morreram e outras sessenta ficaram feridas, trinta delas em estado grave, após um terremoto de magnitude 6,5 graus na escala Richter ter sacudido nesta terça-feira o vale de Jiuzhaigou, na China. A Comissão Nacional para o Controle de Desastres, no entanto, estima que, considerando características da região, experiências anteriores e a força do tremor, o total de vítimas fatais possa passar de 100. O governo decretou estado de emergência.

Segundo o Centro de Redes Sismológicas da China, o terremoto ocorreu às 21h19 locais (10h19 em Brasília) e teve seu epicentro em uma profundidade de 20 quilômetros. O tremor é um dos mais potentes registrados no país nos últimos anos e atingiu uma região muito visitada por turistas no centro do país. Jiuzhaigou é um vale famoso por suas cataratas – só neste ano, 38.000 pessoas visitaram a região.

 

As autoridades locais iniciaram uma operação para retirar a população das áreas afetadas pelo sismo. A província de Sichuan, onde está localizado o vale de Jiuzhaigou, foi a mais atingida pelo tremor e mais de 130.000 casas podem ter sido danificadas. Em 2008, 90.000 pessoas morreram ou desapareceram nessa região em um dos piores terremotos das últimas décadas.

O tremor foi sentido até na capital da província, Chengdu, que fica 300 quilômetros ao sul do epicentro.

(com EFE)