Príncipe Maha Vajiralongkorn é proclamado rei da Tailândia

A proclamação aconteceu quase dois meses após o falecimento do antigo rei, o venerado monarca Bhumibol Adulyadej

O príncipe herdeiro da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, foi proclamado rei nesta quinta-feira, 50 dias depois da morte do venerado monarca Bhumibol Adulyadej, que faleceu aos 88 anos. A partir de agora, Vajiralongkorn passa a ser conhecido como Rei Rama X.

Vajiralonkorn, de 64 anos, foi proclamado após uma audiência com os presidentes do parlamento e do Tribunal Supremo tailandeses no Palácio de Dusit, em Bangcoc. O nome oficial do novo soberano, décimo monarca da dinastia Chakri, será Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun (rei descendentes dos anjos), segundo fontes da Casa Real.

Veja também

“Quero anunciar à Tailândia e ao mundo que a Tailândia tem novo rei”, disse o chefe da junta militar tailandesa, Prayut Chan-ocha, em discurso transmitido pela televisão pública do país. O rei Bhumibol, que antes de morrer era o mais antigo dos chefes de Estado do mundo, com sete décadas de reinado, foi o único soberano conhecido pela maioria dos tailandeses, que o tinham como um ser quase divino, símbolo de unidade e guia da nação.

Rama X, que após o falecimento de seu pai pediu um período de luto antes de aceitar a proclamação, será formalmente coroado em cerimônia após a cremação do antigo soberano, em outubro do próximo ano. O novo rei viveu grande parte de sua vida no exterior, desligado dos afazeres da Coroa e não herda a popularidade de seu pai.

(Com EFE)