Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Assista a uma caminhada espacial em 360º

Vídeo mostra dois cosmonautas do lado de fora da Estação Espacial Internacional enquanto lançam cinco nanossatélites auxiliares

A equipe de cosmonautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) acaba de gravar o primeiro vídeo em 360º já produzido de uma caminhada espacial. Nas imagens, os russos Sergey Ryazansky e Fyodor Yurchikhin realizam uma missão de quase oito horas do lado de fora da estação para lançar cinco nanossatélites auxiliares. O vídeo, divulgado esta semana, foi produzido pela agência espacial russa Roscosmos em parceria com o site RT e a fabricante de espaçonaves Energia.

No vídeo interativo, é possível controlar a direção da câmera e assistir aos cosmonautas em diversos ângulos – além de admirar imagens de tirar o fôlego da Terra vista a mais de 400 quilômetros de distância. Os nanossatélites lançados incluem duas sondas Tanyusha e um satélite semelhante ao Sputnik, chamado TS530-Zerkalo, que fará medições na baixa órbita terrestre. A filmagem acelera ao final do vídeo e é possível perceber quão rápido a ISS orbita a Terra enquanto ocorre a caminhada espacial.

Confira o vídeo: