Blogs e Colunistas

20/01/2014

às 19:22 \ Política & Cia

UMA COISA HORROROSA: Vejam o vídeo que circula mundo afora mostrando um “Brasil da Copa-2014″ — muito pior do que é, na verdade

Texto atualizado às 17h52 de 27 de janeiro de 2014

Este vídeo, preparado por um brasileiro titular de um canal no YouTube, pretende mostrar a estrangeiros, em inglês, a “realidade brasileira” que espera os visitantes que virão à Copa de 2014.

Embora saibamos das inúmeras carências do país — que, aqui neste blog, neste site e nesta revista não cansamos de apontar –, o vídeo mostra um Brasil pavoroso, muito pior do que na verdade é. Parece que nada, absolutamente nada presta em nosso país, quando sabemos que não é isso.

É verdade que o Brasil exibe índices de desenvolvimento humano ainda absurdos, que as desigualdades sociais são abissais — apesar dos progressos havidos –, que a impunidade é uma praga e uma vergonha, que nos revolta e nos desilude.

É também verdade que temos instituições que funcionam muito mal, como o Judiciário, polícias mal equipadas, mal pagas e, em vários casos, expostas à corrupção, governos ineficientes e uma ladroagem na máquina pública que nos humilha diante dos países desenvolvidos do mundo e enfurece os cidadãos de bem.

O vídeo, porém, só reuniu uma seleta do que temos de pior, do mais fundo do poço.

O Brasil será só isso? Não tem NADA mais?

Não é preciso ser um babaca ufanista para constatar que não é assim.

Não somos, é claro, uma Austrália ou um Canadá, mas também não somos a caricatura de país exibido no vídeo.

Vejam e julguem por vocês mesmos. Se quiserem, comentem.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

276 Comentários

  • Vinícius

    -

    29/1/2014 às 12:12

    O vídeo não mostra nada além da meeeeeeeerda que esse país é. Um liiixo total.

  • alessandro silva

    -

    29/1/2014 às 12:10

    O senhor colunista do blog mora no Brasil? Ou mora em cuba? Pois o video mostra a realidade q é esse pais chamado Brasil. Roubalheira total.

    Não, caro Alessandro. Infelizmente eu moro longe, moro no planeta Marte.

  • Kleber

    -

    29/1/2014 às 12:08

    Seu comentário ofensivo — e mentiroso — foi deletado.

  • Eduardo

    -

    29/1/2014 às 12:06

    Prezado Ricardo, confesso que após ver o vídeo minha reação foi a de repúdio ao seu texto. “Como assim esse vídeo não representa nossa realidade?”, insistia em questionar. Mas lendo os comentários e algumas de suas respostas pude raciocinar melhor sobre a questão.
    Seu texto foi coerente quando expressou que o Brasil não é APENAS aquilo. Apesar de ver notícias do tipo todos os dias na tv, eu acredito que não podemos nos basear apenas nisso para generalizar um país inteiro. Critérios de noticiabilidade exigem que os jornais mostrem fatos notórios em suas reportagens. Esses critérios elegem matérias a respeito de homicídios, desastres naturais e outras tragédias. Infelizmente “coisas boas” não vendem jornal, mas seria de bom grado ler um jornal só de notícias boas – que, aliás, ocorrem com tanta, ou maior, frequência que as notícias ruins, só não nos atentamos à elas.
    A maioria dos comentários versa sobre a suposta culpa estatal dos problemas brasileiros. Tudo é culpa dos outros. Ninguém assume pequenos deslizes de conduta que colaboraram de alguma forma para o caos instaurado em nosso País. Quem nunca aqui parou em fila dupla, cortou pelo acostamento ou não avisou sobre um erro no troco. Pior, será que a maioria aqui ainda lembra quem foram seus candidatos na última eleição? O governo é um reflexo do povo, e o povo brasileiro é mesquinho, egoísta, não sabe administrar e não pensa no futuro. Claro que isso é uma generalização e, assim como o vídeo, não retrata TODOS os brasileiros.
    A grotesca maioria dos comentários “bateu em bêbado”, xingando o autor e o veículo que o emprega sem ao menos se esforçar na criação de argumentos sustentáveis. É por isso que o Brasil vai de mal a pior. Julgamos sem conhecer, nos fazemos de perfeitos para poder condenar a todos, afinal, a culpa é sempre do outro, não é?
    Não gosto da Veja, mas faço questão de ler algumas matérias para treinar meu senso crítico e argumentação. É uma pena que esse comportamento seja tão raro, xingar da menos trabalho do que pensar.
    Aos que reclamam do País, o que vocês tem feito para mudar essa realidade? Quer mudar o mundo? Comece pela sua própria casa!

    Obrigado por seu comentário ponderado e civilizado, tão diferente de tantos eu, aqui, nem leram o texto direito e passaram a me hostilizar, ofender e insultar pessoalmente.
    O que, de fato, denota um aspecto péssimo do país que NÃO está no vídeo…
    Abraços

  • Felipe Silva

    -

    29/1/2014 às 12:05

    Essa é a realidade de nosso país, o Brasil ta no fundo do poço faz tempo, o Brasil esta podre, não adianta querer fazer bonito para os gringos, sr. Ricardo Setti, nós somos sim, o que é apresentado neste vídeo. E por favor, quando for usar um vídeo em suas matérias, use o original, e não um vídeo re-upado.

  • Jenadson

    -

    29/1/2014 às 11:59

    O video mostra a verdade não tem essa de que não é dessa forma, essa é a realidade de quem tem que ir para o batente as 5:00 da matina e retorna a noite, para quem tem uma vida boa isso é uma realidade que não existe pq nunca passas por isto deixem de ser hipócritas. o video ainda deixa de comentar muita coisa, como é dito no comentário não é bem assim! Pois é é pior que isso!!! O Brasil só é uma maravilha pra quem vive na bolha.

  • Senhor R

    -

    29/1/2014 às 11:55

    Seu comentário mentiroso, ofensivo e calhorda foi deletado. Pelo teor do bestialógico, estou certo de que você não leu o post.

  • Lucas

    -

    29/1/2014 às 11:54

    Não publico comentários incitando à violência e sugerindo a quebra da legalidade constitucional.

  • Vinicius

    -

    29/1/2014 às 11:49

    Parei de ler no “muito pior do que é, na verdade”.
    Tudo que foi mostrado no vídeo é a mais cristalina verdade.
    Tudo aqui cheira a podridão.
    E não é nenhuma forma barata de pessimismo minha. É surpreendente como as coisas aqui são distorcidas. Principalmente os valores.
    E isso está muito longe de mudar. A gente não age, só reclama. Mais um grave problema.

  • Gabriel

    -

    29/1/2014 às 11:42

    Seu comentário mentiroso, ofensivo e canalha foi deletado.

  • Sheron Fakih

    -

    29/1/2014 às 11:35

    Infelizmente é a mais pura realidade. Esse patriotismo cego é que impede muitos de vê que vivemos no caos.

  • Phâmela

    -

    29/1/2014 às 10:58

    Essa é a pura verdade ! Sou brasileira e moro no Brasil … e o Brasil é um lixo de país … cheio de mascaras … Porque tudo que temos não funciona. E isso não é culpa de ninguém em específico… e sim da população que vota em políticos bosta para governar esse país.
    A culpa disso são das pessoas que TROCAM UM HOSPITAL DE QUALIDADE, POR UM EMPREGO OU ATÉ MESMO 50 REAIS ! —– CHEGA DE MASCARAS—–

  • eu

    -

    29/1/2014 às 10:58

    tem que hororizar mesmo, assim tomam vergonha na cara e resolvem as coisas para não serem vitímas de um video como esse

  • Lucas Carvalho

    -

    29/1/2014 às 10:57

    É apenas a realidade, sorte de quem conseguiu sair desse lugar.. eu ainda estou tentando.

  • andre

    -

    29/1/2014 às 10:52

    mas #VEJA o que à de errado no vídeo? tem alguma mentira que ele fala?

    ah e fora o que o governo esta fazendo com pessoas que moram próximo aos estádios, estão expulsando-as de suas casa!!!!

  • Dimas

    -

    28/1/2014 às 23:59

    Sinceramente, depois dessa lista de injustiças praticas no nosso pais que você mesmo mencionou no texto… Acho muito “otimismo” pensar assim. É Como se você me dissesse “Olha eu sei que está tudo horrível, deplorável e desumano mas pense bem, poderia ser pior, porque você não se senta ai no sofá (rasgado e quebrado) ligue sua TV (de 42 polegas parcelada em 24x)engula sua cerveja barata e contente-se com isso, afinal já tem gente cuidando de tudo isso muito bem e você precisa acordar cedo amanhã pra merecer seu salario minimo lembra-se?”… Pra quem tem um bom dinheiro esse lugar é um paraíso, mas meu amigo pra quem ta aqui embaixo, chora…

  • JESSYSPK

    -

    28/1/2014 às 23:46

    esse vídeo é tudo montagem essas coisas ñ acontecem aqui no Brasil ñ….

  • caroline

    -

    28/1/2014 às 23:34

    Com todo o respeito não compartilho da mesma opinião expressa no texto. Infelizmente o que foi retratado no video é a realidade, por mais cruel que possa parecer. Achei uma forma ótima de divulgação da realidade brasileira.
    Atos como esse só reforçam a nossa indignação, que a cada dia é maior com o descaso de nossos políticos. É a nossa forma de protestar sem termos que bater de frente com a polícia, abrindo os olhos do mundo para o descaso com a população, para que quem sabe ele não abra os olhos de nossos representantes. O pais não se alimenta, se educa, e procura ajuda médica com estádios super faturados. ACORDA BRASIL!

  • Fabio Nunes

    -

    28/1/2014 às 23:18

    Sr. Ricardo Setti, assisti todo o vídeo, e todas as imagens mostram a mais pura realidade de nosso país, e quem tem acesso a qualquer periferia das grandes cidades de nosso país concordará com isso. Com relação ao mal funcionamento das instituições públicas, tenho certeza que este problema é algo que dá-se início com o imenso quadro de concursados que em sua grande maioria adentrou a estas instituições visando estabilidade, e que em nenhum momento possuíam preparo qualquer para lidar com a população ou sequer com a função quais foram designados, pois em minhas péssimas experiências com o serviço público, ficou nítida a total falta de competência e de respeito destes com a população. E se é que exista um Brasil melhor do que o mostrado no vídeo, infelizmente este somente está ao acesso daqueles que almoçam no Fasano e fazem compras na Daslu. Em toda sua experiência como JORNALISTA, sugiro que lembre-se sempre das últimas passeatas ocorridas em nosso país e entenda que o povo não é mais bobo.

  • Cris

    -

    28/1/2014 às 22:44

    “Pior do que na verdade é” é um pouco de exagero né. Afinal tudo que mostrou aí realmente acontece no país.
    Com certeza esse vídeo foi feito por um brasileiro ou alguém que mora por aqui e conhece essa dura realidade.
    Mas não fiquem preocupados, para receber as “visitas” o governo vai varrer a sujeira para baixo do tapete e gastar o que for pra oferecer um banquete.

  • Victor

    -

    28/1/2014 às 22:28

    Não vai ter copa!

  • Igor de Bastos Costa

    -

    28/1/2014 às 22:27

    Um cidadão de classe média alta (não me importo se vc conquistou isso), sabe da verdade que é o Brasil, um país onde nada presta, mas você vive em um sociedade totalmente fora desta realidade sacana e nojenta, você não sofre os horrores da desigualdade e o resultado da corrupção. Entenda o que o vídeo quer fazer, que tentar mostrar que o Brasil precisa melhorar muito para poder possuir um evento tão grande. Odeio futebol, mas odeio muito mais essa população que vive no Brasil, pois aceitam uns eventos que todos sabem que servem apenas para ter mais roubo… A muito tempo eu descobri a única forma correta de ser alguém na vida, em um local que presta, descobri que tenho que mudar deste país. Desde então estou lutando para isso.

  • Fred

    -

    28/1/2014 às 22:01

    Caro Ricardo (perdoe a falsa intimidade),
    Normalmente não comento textos online, mais leio os comentários por achá-los hilários, mas estou abrindo uma exceção pois, incrivelmente, concordo com você em seu questionamento.
    Viajei e trabalhei o suficiente no país para afirmar categoricamente: não, o Brasil não é isso. Só que existem dois países aqui… O Brasil do cidadão comum, que te atende sorrindo na padaria ou uma atendente de fast food que ri de um comentário bobo… É um país de pessoas trabalhadoras e felizes com o pouco que tem, que mesmo com medo acordam todo dia e trabalham, pagam suas dívidas, são honestos, e buscam algo para acreditar, e sabem da beleza deste país e muitas vezes sabem usufruir dessa beleza.
    O segundo? O segundo é o que vemos e lemos todos os dias. É esse Brasil da verdade “nua e crua” onde os problemas tomam proporções tão grandes que ficam acima da própria opinião das pessoas sobre como resolver eles. Sim, temos problemas (e não sou menos crítico que os outros comentaristas), mas o quanto nós mesmos somos responsáveis por esses problemas? Quem vota, quem se abstém de ajudar? Quem nunca furou um farol vermelho sem a real necessidade? Já viajei para fora e digo: existe um senso de responsabilidade com o próprio país “lá fora”.

    Não tenho partidos, porém é cômodo criticar. Porque nao podemos aproveitar a exposição para mostrar como o povo brasileiro é superior à Dilmas, Lulas, criminosos e assassinos?

  • Marina

    -

    28/1/2014 às 21:54

    Que me desculpe o autor do texto, mas o que foi retratado no vídeo é o que eu vejo todos os dias. O Brasil é um país com um potencial maravilhoso, um país que tem tudo para ser o melhor país do mundo. Infelizmente o povo não tem voz ativa e não usa sua inteligência, e quem sabe usar essa inteligência, a usa para tirar proveito do restante da população.

  • Leandro

    -

    28/1/2014 às 21:48

    O vídeo não mostra mentira nenhuma pois é a mais pura verdade, e caro Ricardo Setti, o Brasil não é só isso, o Brasil tem coisas bem piores que não foram mostradas neste vídeo, e muito me espanta você trabalhar em um jornal e mostrar aqui que não o lê, já que o vídeo o espantou tanto…

    É que eu sou alienadíssimo. Trabalho há mais de quarenta anos como jornalista e já percorri o Brasil inteiro, mas, como sou um bobo alegre, não consegui perceber nada.
    Além do mais, atualmente vivo no planeta Marte.

  • Ruy Fernandes

    -

    28/1/2014 às 21:42

    O vídeo condiz com a proposta. O turista que não quiser ver, com sorte não verá.
    Mas a realidade é esta, graças à nossa indulgência e à política predadora oportunista.

  • Rogerio

    -

    28/1/2014 às 21:37

    Beleza, este video não deixa de ser mentira, mas é um bando de babaca quem concorda e quem faz esses videos, ate porque essa briguinha politica de ativistas babacas e politicos otarios, não faz do nosso pais menos ou mais miseravel do que é, não tira a fome dessas crianças, não constroi rampas para deficientes, enfim…bando de otario que só fala e não faz porra nenhuma, ta ai comentando mimimi o que os outros deveriam fazer e esta assistindo a novela do globo.

  • JESSYSPK

    -

    28/1/2014 às 21:33

    Tenha educação.
    Argumente em vez de xingar o colunista.
    É o mínimo que se espera.

  • Andre

    -

    28/1/2014 às 21:31

    Nao e mostrando as belezas de nosso pais que mudaremos os seus problemas.
    Enquanto ficarmos so admirando nossas belezas, vamos esquecer de nossos problemas e continuaremos sendo passados para tras por nos mesmos.

  • Nagib

    -

    28/1/2014 às 21:30

    O VÍDEO É MUITO BOM, ESSE É O BRASIL SIM!

  • Andre

    -

    28/1/2014 às 21:29

    Muitas pessoas de fato sao propositalmente cegas a realidade. E mais simples negar a desgraca do que encara-la.
    A copa sera muito pior do que esperamos. Provavelmente um fracasso. E sera bom que essa vergonha nos mostre, mais uma vez, que somos um pais desigual. Gostaria de saber quantas vezes vamos precisar sentir essa vergonha, esse asco ate percebermos a realidade dura de que nosso pais so vai afundar ate onde permitirmos. Reclamamos, mas permitimos tudo. Essa hipocrisia nos cega.
    Ja passou da hora de largar mao dessa hipocrisia e forcar a mudanca.

    Caro Andre,
    Apesar do cansaço em voltar tantas vezes ao tema, repito o que já escrevi inúmeras vezes: concordo inteiramente com você.
    O que acho, porém, é que o Brasil não é APENAS miséria, desgraça e lixo.
    Abraços

  • Tereza

    -

    28/1/2014 às 21:02

    Esse vídeo mostra toda a realidade, nada disso e mentira…….

  • Teach

    -

    28/1/2014 às 20:25

    Concordo com o vídeo também, mostrou só fatos ali!

  • Everton

    -

    28/1/2014 às 20:20

    Que video maravilhoso. Como gostaria que os estrangeiros vissem isto. Essa copa sendo o maior fiasco quem sabe tire essa visão de país maravilhoso que o Brasil tem.
    Não quero dizer que outros países sejam maravilhosos. A Suécia, Australia e muitos outros, por exemplo, possuem favelas e muito feias por sinal, roubo e corrupção, mas a diferença é que nesses países há fiscalização por parte do governo e população.

  • Fernanda

    -

    28/1/2014 às 20:07

    Noossaaa….que ótimo vídeo para mostrar para os gringos! Apesar de incompleto….falta muita barbaridade que é praticada impunimente …..parabéns ao autor desse video!

  • Leandro C. Machado

    -

    28/1/2014 às 20:04

    Deletei seu comentário, porque você falava coisas muito feias, certamente a propósito de si próprio.

  • Gringo

    -

    28/1/2014 às 19:59

    Eú ser guringo i-vo-nacopa. vai se-er 1 prazer voutar 500 anos no tempo!
    Thanks indius

  • Lima

    -

    28/1/2014 às 19:57

    O vídeo mostra simplesmente a nossa realidade. A única coisa horrorosa que existe é a situação que se encontra no país, que é exatamente essa exibida no filme.

  • Renato Luque

    -

    28/1/2014 às 19:57

    Caro Ricardo Setti. Esse vídeo mostra até pouco do que temos de ruim. Concordo com o senhor que no Brasil existem sim coisas boas. Por exemplo as maravilhas da natureza. Me diga qual europeu ou americano tem uma praia decente igual às nossas praias “fraquinhas”? A questão é que essa copa não está sendo para o povo brasileiro. Isso é coisa para burguês ver. Não temos um transporte público de qualidade; nosso sistema de saúde é um caos (como muito já foi mostrado em publicações da própria Veja); a educação é das piores da América Latina, quiçá, do mundo; os impostos que pagamos são dos mais altos; e o salário mínimo dos mais baixos. Nessa, não temos que criticar uns aos outros e, sim, nos unir para que tudo mude e, talvez, possamos pensar em nos tornar o “país do futuro”…

  • Leandro Ruggero

    -

    28/1/2014 às 19:46

    Prezado colunista,
    Respeito seus anos na carreira, sua cultura e viagens pelo Brasil, porém, não vejo nada de errado nesse vídeo. Tente utilizar o Metrô ou Trem de São Paulo as 18hs, ande com seu celular na praça da Sé a noite, tente utilizar o transporte público para ir ao estádio do Recife, tente pegar um táxi no Rio de Janeiro na orla da praia. Coisas do cotidiano e verá que infelizmente esse vídeo não tem nada de errado.

    Caro Leandro,
    Apesar do cansaço em voltar tantas vezes ao tema, repito o que já escrevi inúmeras vezes: concordo inteiramente com você.
    O que acho, porém, é que o Brasil não é APENAS miséria, desgraça e lixo.
    Abraços

  • Leandro

    -

    28/1/2014 às 19:36

    Infelizmente não tenho como não aceitar a mensagem do vídeo,pois é a mais pura realidade deste BRASIL meus caros.

  • lucas

    -

    28/1/2014 às 19:26

    eu realmente amei o vídeo só ta faltando bastante coisa que tem muito pior no brasil, mais ta muito bom o vídeo assim os americanos vêem e não vem para essa copa de m*** que o brasil vai fazer e que os políticos usaram o nosso dinheiro pra fazer essa copa de m*** e ainda cobraram pra gente ir numa coisa que agente praticamente pagou pra fazer, ganharem milhões em sima disso que vai voltar em bilhões e agente aqui lutando pra ganhar as coisas

  • Alex Marques

    -

    28/1/2014 às 19:15

    Seu comentário mal-intencionado e injusto foi deletado. Basta reler o que escrevi para ter um mínimo de compreensão para o que eu quis dizer.

  • Dann Feltrin

    -

    28/1/2014 às 19:10

    Seu comentário ofensivo, mentiroso e calhorda foi deletado. Não julgue os outros por aquele que você vê no espelho ao mirar-se nele.
    Peço a gentileza de sumir daqui.
    Leitores de sua laia não me fazem falta alguma.

  • tulio

    -

    28/1/2014 às 19:09

    alias acho que falta exibir os roubos a turista

  • tulio

    -

    28/1/2014 às 19:06

    Parabéns pelo produtor desse vídeo, ele exibe tudo o que acontece no brasil.

  • fi

    -

    28/1/2014 às 19:06

    as fotos acima são de que pais ? BRASIL ?
    então porra, isso é o Brasil, podem ter varias coisas boas aqui, mas que tudo acima existe aqui, e em grandes proporções é verdade !

  • Mateus Lopes

    -

    28/1/2014 às 18:42

    Seu comentário ofensivo, mentiroso e cafajeste foi deletado.
    Tenha um mínimo de educação antes de escrever para um blog como este.

  • Neto

    -

    28/1/2014 às 18:35

    Não tem nada de errado com o video.. eu acho que faltou algumas cenas, como por exemplo a fuga de traficantes do morro do alemão, um pouco mais da impunidade, mais fotos do sistema prisional e alguns exemplos de corrupção por parte dos nossos políticos: Desvio de verba para merenda escolar, verba para o sistema de saúde “sangue-sugas”……

  • zanardi

    -

    28/1/2014 às 18:28

    Hahahaaha, qual eh, o vídeo nem mostrou tudo de ruim q existe no país, isso sim seria uma coisa horrorosa…

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados