“Ali Babá e os 40 alopradões” e outras cinco notas de Carlos Brickmann

Publicado na Coluna de Carlos Brickmann Dilma pensava em salvar seu governo tirando o gênio da garrafa. Mas, fã de Alice no País das Maravilhas, não conhece as Mil e Uma Noites. Nos tempos de Ali Babá, os tesouros ficavam numa caverna, que se abria com a senha Abre-te Sésamo. Hoje, os 40 ladrões se […]

Publicado na Coluna de Carlos Brickmann

Dilma pensava em salvar seu governo tirando o gênio da garrafa. Mas, fã de Alice no País das Maravilhas, não conhece as Mil e Uma Noites. Nos tempos de Ali Babá, os tesouros ficavam numa caverna, que se abria com a senha Abre-te Sésamo. Hoje, os 40 ladrões se multiplicaram. Os tesouros ficam num cofre de banco ou num sindicato e parte é alopradamente usada para comprar silêncios. Mas quem vende silêncio costuma delatar os compradores para sair da cadeia.

O problema, para o governo, é que as delações saem aos poucos. Se todas surgissem ao mesmo tempo, daria para inventar uma história boa, que arrumasse os fatos. Não está dando: inventa-se uma história bonitinha, eu não sabia, a casa era emprestada, toma que o filho é teu, e aí surge nova delação, desmentindo tudo. As denúncias de Delcídio, agora liberadas, são de arrepiar. E atingem, com gravação e tudo, o mais fiel dos fiéis, Aloizio Mercadante. Na sexta, quando Dilma disse que ia renun…, quer dizer, que não ia, ou sabe-se lá, quem era o único ministro a seu lado? Ele: Aloizio Mercadante. Que propôs a um assessor de Delcídio tudo o que fosse pedido, em troca de não haver delação premiada. Algum promotor mal-humorado pode entender isso até como obstrução à Justiça.

Delcídio cita Lula, Dilma, políticos do PP, PMDB, PT, PTB. E Delcídio pode ser fichinha: o deputado federal Pedro Corrêa, do PP, também decidiu falar. É do ramo, sabe como as coisas são feitas. Ele nunca quis aparecer: nomear e dividir, era disso que gostava. Pelo jeito, a Federal terá de importar japonês.

 

Aloprem-se

Lula deve favores a Mercadante – que, entre outras coisas, desistiu de uma eleição garantida para a Câmara Federal para ser vice de Lula, que não tinha chance. Mas, apesar disso, Lula não quer Mercadante por perto. Considera-o afoito, incapaz de um projeto que dê certo.

Foi Lula que chamou a equipe de Mercadante de “os aloprados” numa eleição estadual, em que José Serra já estava eleito. Os petistas acharam que valia a pena comprar um dossiê falso contra ele e foram apanhados.

Por pouco não atrapalharam a reeleição de Lula em 2006.

 

Recordando

Pedro Corrêa está condenado a 20 anos e sete meses de prisão (e preso desde 10 de abril do ano passado), por recebimento de propina de R$ 11,7 milhões, 72 crimes de corrupção passiva, mais 328 operações de lavagem de dinheiro.

Mercadante, antes de buscar o assessor de Delcídio, tentou contato com a família do senador. Mas a esposa Maika recusou qualquer conversa com ele. Desde o início, irritada com o comportamento dos antigos companheiros de Delcídio, que o abandonaram, defendia que o marido optasse pela delação premiada.

 

Prevendo

Não dá para jurar que o autor dessas frases seja o citado. Mas é de ambos que me lembro. De Pedro Malan, ministro da Fazenda: “No Brasil, até o passado é imprevisível”. De Joelmir Beting, um dos maiores jornalistas do país: “Prognóstico bom só depois do jogo”.

Mas arrisquemos: Lula pode ir (ou não) para o governo. Mas não irá nem para a Fazenda nem para a Casa Civil, porque as empreiteiras e os amigos ainda não terminaram de reformá-las. Se for para o governo, e der certo, teremos, como nunca dantes neste país, uma ex-presidente em exercício (todas as manhãs, alguns quilômetros de bicicleta). Se não der certo, teremos dois ex-presidentes em exercício, até que o vice Temer os convide a descansar.

 

Vale tudo

A entrada de Lula no governo é a última tentativa de sobrevivência de Dilma. Lula sem dúvida é politicamente mais competente do que ela e qualquer dos seus ministros. Pode fazer algumas indicações interessantes – uma boa aposta seria Henrique Meirelles, que foi seu presidente do Banco Central, para o Ministério da Fazenda – isso se ele estiver disposto a aceitar as teses de Meirelles, que não assumirá pasta nenhuma para perder sua reputação.

Mas os riscos são altíssimos: primeiro, a discussão jurídica, se a nomeação tem ou não o objetivo de salvá-lo do juiz Sérgio Moro; segundo, a superexposição a que ficam submetidos sua esposa e três de seus filhos, que não têm foro privilegiado; terceiro, os resultados a curto prazo. Lula assumiu em 2003 como esperança e hoje está longe de ter o apoio de que já desfrutou. E, alvo de delação premiada (Delcídio o aponta como responsável por providências que podem causar problemas), sobreviverá?

 

O PMDB como é

OK, o PMDB decidiu, mais ou menos, afastar-se de Dilma, mas deu 30 dias de prazo para efetivar o rompimento – em outras palavras, espremer o resto do leite das tetas quase secas do governo. Ninguém precisa deixar seu cargo até lá.

Em compensação, nenhum membro do partido pode aceitar um convite – menos, naturalmente, o deputado Mauro Lopes, que esperava há tempos ser nomeado ministro da Aviação Civil. Como não disse Sua Excelência, o PMDB sempre lutou por cargos; vai mudar justo quando a vez dele chegou? Então, tudo bem, nada de inflexibilidade.

E, se mais cargos houver, mais exceções haverá.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Brasiliense

    Urgente por favor divulguem o ato convocado pelo MBL vai acontecer agora as 17:00 em Brasilia. https://www.facebook.com/mblivre/photos/a.204296283027856.1073741829.204223673035117/351358874988262/?type=3&theater

    Curtir

  2. Comentado por:

    Liah

    Augusto divulga aí meu caro ato contra a nomeação do Lula hj em Brasilia convocado pelo MBL.Entrem no face p mais detalhes.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Pedro

    Lula sendo nomeado Ministro…
    É de um Descalabro sem Precedentes…
    É Dilma e o PT,
    Varrendo a sujeira pra debaixo do Tapete…
    O PT e o Lula, mostrando que o Crime Compensa,
    e que somos 240 Milhões de Debiloides Frouxos…

    Curtir

  4. Comentado por:

    Pedro

    O PT de Bonnie y Clyde do Cangaço ” Lula e Dilma ”
    Só deixarão o Poder, por ” Força Maior ”
    O Remédio é Amargo…
    O Brasil pra virar Céu…
    Vai ter que Expulsar, seus Demônios…

    Curtir

  5. Comentado por:

    roberto

    E Vossa Excelência com essa linguagem técnico científica está muito longe de ser um aloprado, certo? Aloprado é o outro. Ladrão é o outro. Doente é o outro. Culpado é o outro. Se quiser, tenho amigos psicanalistas muito bons, posso te recomendar, caríssimo, e a Reinaldo de Azevedo também. O ressentimento mata.

    Curtir

  6. Comentado por:

    Ronaldo Braga

    O Lula se enterra, quando tenta ser mais esperto que Deus.
    http://www.ronaldobragas.blogspot.com
    Ronaldo Braga

    Curtir

  7. Comentado por:

    Ronaldo Braga

    O Lula se enterra, quando tenta ser mais esperto que Deus.
    Na verdade, tenho certeza, que este ato ousado do Lula, tenha sido o seu ato mais errado, ele na verdade enterrou a sua biografia por completo, agora, somente aqueles que de joelhos rezavam para ele, o tem como um homem de bem, ele perdeu e muito na ideia daquelas pessoas que por uma análise dos acontecimento baseado nas aparências defendiam o Lula pelo o que foi o seu governo, essas pessoas, desinformadas, sobre o que é o dinamismo da economia, via apenas a fotografia dos oito anos do governo do Lula, mas não enxergavam, as consequências desastrosas que o Lula criou, no seu modo de governar, para fazer um bem momentâneo, ele criou muitos danos no futuro, e este futuro foi o governo da Dilma, que sofreu a herança maldita do seu senhor e mentor, que sofreu a barra pesada da opções do Lula, essas pessoas que movidos pela boa fé, ainda acreditavam no Lula, agora não mais, esta situação os impedirá de acreditar e a popularidade do Lula será igual a do governo, chegará em 10 %. O Lula se enterra, quando tenta ser mais esperto que Deus.
    O meu temor, que a ida de Lula ao governo, não seja para se proteger coisa nenhuma e sim para afundar completamente o país, impedindo a governabilidade por muitos anos, ele se diz uma cobra venenosa e maldosa, portanto capaz de tudo, não somente para se manter no poder, mas, por exemplo, torrando a reserva internacional, e assim fabricando uma miséria nunca vista no Brasil, talvez dez ou vinte anos, para uma recuperação, o Lula quer se vinga, do país, do povo, que ele queria que aceitasse qualquer ato seu, lhes disseram algumas mentiras, para ganhar dinheiro, e ele acreditou e se sentiu magoado, quando o povo passou a lhe ver como um bandido e não como um homem que salvou o Brasil.
    É a hora de uma união nacional, para por o Lula na cadeia e se possível oferecer a este homem um tratamento , uma terapia, para tratar de sua cabeça que anda cheia somente de veneno e nada mais. Mas estre tratamento tem que ser feito dentro de uma penitenciária.
    http://www.ronaldobragas.blogspot.com.br
    Ronaldo Braga

    Curtir

  8. Comentado por:

    Pedro

    O Brasil Governado por uma Gangue,
    Afugenta os Investidores…
    A Matemática é Simples,
    Nem Precisa Cursar Economia em Harvard…

    Curtir

  9. Comentado por:

    Fernando

    Lendo os posts só vejo muita lamentação….. temos é que demonstrar nossa indignação de forma ativa… temos que parar o país. Esse governo de bandidos fazer isso depois das manifestações de Domingo é como se eles estivessem cuspindo nas nossas caras.

    Curtir

  10. Comentado por:

    Shere

    Tá difícil uma criança que viu a Manifestação entender como um ladrão execrado pelo povo vira ‘ministru’. As crianças não entendem. Os pais estão com cara de patetas .. Milhões de pessoas foram simplesmente passadas como OTÁRIAS. Uma gangue mandando em uma Nação. Isso tá bizarro, medonho, estapafúrdio, estúpido, covarde,INSANO.

    Curtir

  11. Comentado por:

    Candirú

    LULLA deu o golpe! LULLA deu o golpe! LULLA deu o golpe!

    Curtir