Por Da Redação
Atualizado em 13 jun 2019, 10h14 - Publicado em 13 jun 2019, 10h13
Durante a primeira viagem de estado do presidente Jair Bolsonaro para a Argentina, ele comentou que os dois países estudam a criação de uma moeda única, o Peso Real. Segundo o presidente, a proposta existe desde 2011 e o ministro da Economia, Paulo Guedes, estaria interessado.
Bolsonaro comparou a criação do Peso Real com o Euro. Para o coordenador do curso de Economia da FAAP, Paulo Dutra, a comparação faz sentido. “O euro, na verdade, é a consolidação de todo o processo que a gente teve na União Europeia dos países se desenvolverem, de realizar políticas macroeconômicas comuns”, explica. O processo final de uma união entre países, segundo o professor, seria a moeda. Antes disso, deve-se passar por etapas, como a área de livre comércio, a união aduaneira, o mercado comum e a implementação de políticas macroeconômicas. Sem avanços como esses, não é possível criar uma moeda em conjunto com outro país. Sendo assim, para o economista, a chance de uma moeda única ser implementada entre Brasil e Argentina “é praticamente nula”. “Pode ser uma ideia para daqui duas, três, quatro gerações, no mínimo… Antes disso, não vejo a possibilidade”, declara Dutra.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.