Fafá de Belém não dá entrevista, dá aula. A cantora paraense esteve semanas atrás no VEJA Música para falar de ‘Humana’, seu mais recente disco e show. Fafá, no entanto, usou o espaço para discorrer sobre a obsessão das pessoas pelas redes sociais, pelo esquema do showbiz, que se tornou um moedor de novos talentos e até por questões políticas. Ela acha, por exemplo, que as pessoas estão tão obcecadas por mostrar seu dia-a-dia através de postagens – muitas delas, longe da realidade – que acabam por se esquecer de viver.
Fafá emendou a conversa para falar sobre os sertanejos, um mercado no qual muitos passam a impressão de uma vida de luxo, mas no final das contas sempre devem mais dinheiro do que ganham. ‘Humana’, mais recente álbum de Fafá de Belém, tem a direção musical de Arthur Nogueira e traz canções icônicas da MPB – por exemplo, ‘Revelação’, sucesso na voz de Fagner – ao lado de composições inéditas do próprio Nogueira (em parceria com Ava Rocha), Letrux e Fátima Guedes.
É um disco corajoso para o atual momento brasileiro: político, sem apelar para chavões ou palavras de ordem. E mais do que um manifesto de esquerda ou de direita, é uma manifestação de fé no brasileiro.