Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Quando devo passar o comando da vida para os meus filhos?

Neste ‘Família’, a psicóloga Rosely Sayão aconselha os pais quando é o momento certo para dar liberdade aos filhos

Por Da Redação 15 jun 2018, 10h00

“O primeiro passo é conversar com o filho para ver se ele está pronto para isso”, diz a psicóloga Rosely Sayão à mãe de um menino de 14 anos que pergunta qual é a idade certa para deixar o filho ir e voltar e sozinho da escola. Se e​le e​stiver, segundo ela, o próximo passo é controlar essa liberdade, conforme o adolescente lida com ela.

“Hoje eu vejo muitos estudantes universitários que dependem do pai e da mãe para levá-lo ou buscá-lo na faculdade. Isso infantiliza a moçada”, alerta Rosely. De acordo com ela, não adianta prender os filhos numa “bolha de ilusão” porque, quando os adolescentes saírem dela, não sabe​rão o que fazer. “Isso significa não saber como comportar no espaço público e como lidar com situações adversas​”, explica ela.​

​Afinal, como os pais podem ajudar os filhos a crescerem e amadurecerem? No caso da mãe que escreveu à psicóloga, ela pode acompanhar o filho​ no trajeto​ ​uma vez, antes de deixá-lo ir sozinho. “Ensinar não significa dizer apenas qual é ônibus que ele deve pegar, onde é o ponto, onde desce. É preciso acompanhá-lo​, ​para que ele preste atenção no contexto das ruas, ver se ele sabe atravessar a avenida, se ele faz avaliação de risco em certas situações. Afinal, pode acontecer de tudo a qualquer momento”, explica ela.

Dúvidas sobre família, comportamento ou educação? Envie aqui. Rosely responde semanalmente.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade