Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

‘Soltura de Dirceu não é prejudicial à Lava Jato’

Segundo o cientista político Sérgio Praça, o que se vê no Supremo Tribunal Federal é apenas a 'etapa final' das investigações

Por Da Redação Atualizado em 29 jun 2018, 20h45 - Publicado em 29 jun 2018, 20h41

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) soltou, na última terça-feira, o ex-ministro José Dirceu (PT), condenado em segunda instância a 30 anos e 9 meses de prisão. Ele é acusado de ter recebido propina da empreiteira Engevix, por meio de contratos da Petrobras. A medida foi analisada, por alguns, como uma ameaça à Operação Lava Jato, mas não é vista da mesma forma pelo cientista político e colunista de VEJA Sérgio Praça.

Segundo ele, a Lava Jato é “um conjunto de operações bem sucedido que implica a diminuição da impunidade”. “O que nós vemos [de julgamento] no Supremo Tribunal Federal é a etapa final”, diz. Para o cientista político, a Lava Jato seria enfraquecida se o Supremo decidisse rever a decisão que permitiu a prisão após condenação em segunda instância.

Praça também comentou que é importante se atentar à composição da Segunda Turma. O colegiado é formado pelos ministros Edson Fachin, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. De todos, apenas Edson Fachin tem uma visão “punitiva” na análise de Praça. “Por ter sido indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, esperava-se que Fachin tivesse uma simpatia um pouco maior pela esquerda”, o que não aconteceu, como mostram as recentes decisões do ministro.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.