Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Valor estimado do Facebook atinge US$ 33,7 bi

O valor estimado do Facebook chegou a 33,7 bilhões de dólares, de acordo com reportagem do jornal inglês Financial Times publicada nesta terça-feira. A rede social teria ultrapassado, assim, outras marcas famosas da internet, como Ebay e Yahoo!, avaliadas em 30,1 bilhões e 18,3 bilhões de dólares, respectivamente.

A estimativa foi feita com base no valor das participações da empresa que estão nas mãos de investidores e funcionários – cada ação é vendida atualmente por 76 dólares. Apesar de Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, afirmar que a abertura de capital da companhia só acontecerá em 2012, esses detentores de ações podem vender suas participações.

Enquanto o Facebook e outras empresas do vale do silício – como Twitter, LinkedIn e Zynga – estão adiando a abertura de capital por causa do fraco apetite do mercado, investidores que não querem esperar estão comprando essas participações. A expectativa deles é que o valor dos papéis aumente depois da abertura de capital.

Contudo, como o número de negócios é escasso, pessoas próximas à empresa alertam para a possibilidade de o preço estar inflado. Como é uma empresa fechada, o Facebook pode ter até 500 acionistas. Fontes ouvidas pelo Financial Times afirmam que a quantidade de acionistas é bem inferior a esse número.

A legislação americana diz que o valor corrente das ações deve ser levado em conta no momento de a empresa determinar o preço para a abertura de capital. Analistas esperam que, quando ocorrer, a oferta de ações do site seja a maior desde que o Google abriu capital, em 2004.