Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Um quarto dos usuários afirma usar menos redes sociais

Dado é revelado por pesquisa internacional da Gartner

Por Da Redação
16 ago 2011, 19h22

Cerca de um quarto dos usuários de redes sociais acessa menos sites como Facebook, Twitter, YouTube e Orkut do que na ocasião em que se cadastrou nesses serviços. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Gartner, que ouviu 6.295 voluntários, de 13 a 74 anos, em 11 mercados emergentes – o que inclui o Brasil.

Os jovens, no entanto, continuam entre os entusiastas. Eles são maioria entre os 37% que disseram ter aumentado a frequência com que visitam os endereços. “Os adolescentes e as pessoas na faixa dos 20 anos são mais propensas a acessar redes sociais”, destaca Charlotte Patrick, pesquisador da Gartner. Já entre os usuários mais antigos é possível perceber certa fatiga, avalia Brian Blau, diretor de pesquisas do instituto.

Entre os 1.510 usuários que afirmaram usar menos as redes sociais, 31% pertencem ao grupo de aspirantes (jovens que circulam em vários ambientes virtuais, também conhecidos como early adopters). O dado chamou a atenção dos pesquisadores, que alertam para a necessidade da inovação nas redes sociais, a fim de que as plataformas continuem interessantes para os consumidores.

A proteção dos dados é uma das principais razões para os internautas desistirem das redes, segundo a pesquisa da Gartner. Do total de entrevistados, 33% disseram estar preocupados com questões de privacidade na internet. “O nível de preocupação dos consumidores requer vigilância por parte das empresas que gerenciam esses sites. As companhias têm de aprender o que não fazer com o Facebook, que testa o limite de tolerância de seus usuários em busca de mais receita”, diz Patrick.

Brasil – A pesquisa também avaliou o mercado brasileiro, onde foram ouvidas 581 pessoas. O Orkut segue como líder entre as redes mais populares no país, seguida de YouTube e Facebook. O Brasil aparece como um dos locais com maior entusiasmo para a adoção dos sites e de ferramentas de mensagens instantâneas, como o MSN, principalmente entre usuários de até 40 anos. Entre os entrevistados, 46% mostraram estar preocupados com questões de privacidade nas redes sociais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.