Superapp: como funciona a tecnologia que empresas de serviços estão apostando?
Carro por aplicativo e delivery de comida estarão disponíveis em um mesmo aplicativo a partir do segundo semestre

No dia 14 da última semana, a Uber e iFood anunciaram uma parceria no Brasil que integra as funcionalidades dos dois aplicativos em um só. A novidade promete “simplificar o dia a dia dos brasileiros ao disponibilizar os serviços de mobilidade e entrega nos dois aplicativos”, como descrito em comunicado da empresa de carros por aplicativo. Com previsão de lançamento para o segundo semestre em cidades selecionadas, ainda não divulgadas, a iniciativa segue a tendência dos superapps que empresas de diversos ramos estão buscando.
A colaboração, à primeira vista, soa inusitada entre duas empresas que até pouco tempo atrás eram francas concorrentes. Em 2022, a Uber encerrou as atividades do seu serviço de entrega de comida por falta de espaço no mercado dominado pelo iFood e Rappi. Diego Barreto, CEO do aplicativo de delivery, no entanto, ressalta a importância de cada um dos programas: “O iFood transformou a maneira de pedir comida e itens do dia a dia no Brasil, assim como a Uber mudou radicalmente a forma de os brasileiros se locomoverem. Agora, essa integração marca um grande avanço, com as duas empresas inovando juntas para oferecer uma nova forma de acessar serviços cotidianos.”
A Uber irá descontinuar sua função de “Mercado” no aplicativo a partir de 16 de junho para abrir espaço ao parceiro que terá uma aba de “Delivery” com as opções de entrega. No app do iFood o usuário terá acesso a função “Mobilidade” para solicitar viagens. Segundo comunicado da empresa de carros por aplicativo, não haverá alterações nos serviços Uber Direct e Flash, nem na logística da entrega do iFood e na opção “Sob Demanda” para entrega por fora do app.

O que é um Superapp?
A união das funções da Uber e do iFood refletem um movimento de aplicativos em se tornarem um “tudo em um” característicos de um superapp. Os apps buscam multifuncionalidade, eficácia e o uso intuitivo, segundo a consultoria de tecnologia Gartner.
As próprias empresas de serviço de carona e delivery já embarcaram nessa tendência, antes do novo acordo. A Uber chegou ao Brasil em 2014, e se vinculou a empresas locais, como a Tembici, para oferecer o aluguel de bicicletas, e a Viação Mimo, com ônibus fretado entre Guarulhos e São Paulo, sob o nome Uber Shuttle.
O iFood também se expandiu desde sua criação em solo nacional em 2011 e além do delivery de comida, oferece a entrega de itens de mercado, farmácia e pet shop, e tem um vale-alimentação próprio oferecido para empresas.
Além das duas companhias, nomes como Mercado Livre, com serviços financeiros e streaming, e a RaiaDrogasil, com compras online e telemedicina, integram as lista de superapps. O Duolingo, plataforma de aprender idiomas, expandiu para o ensino de música e matemática, o Linkedin e jornais online, como The New York Times e o G1 no Brasil, incorporaram jogos de raciocínio em suas páginas.