Clique e assine a partir de 9,90/mês

Site provoca polêmica ao dizer quando usuários do Twitter estão fora de casa

Por Da Redação - 19 Feb 2010, 19h31

Um site alemão, lançado na semana passada, que fornece atualizações sobre pessoas cadastradas no Twitter que saem de casa, provocou indignação entre ativistas defensores da privacidade. Eles alegam que o serviço facilita o “trabalho” de assaltantes ao passar as coordenadas exatas das casas vazias em determinadas regiões.

Os três fundadores do site negaram estar fornecendo qualquer ferramenta a ladrões, mas colocaram em evidência os perigos da mais nova mania das redes sociais: a geolocalização. Eles também citaram o site Foursquare como exemplo de sistema de troca de informações, capaz de auxiliar, mesmo que indiretamente, os assaltantes.

Os dados fornecidos pelo Please Rob Me, o site alemão, e pelo Foursquare são atualizados por meio do Twitter, graças às informações publicadas pelos próprios usuários no serviço de microblog.

Apesar da defesa, o Please Rob Me irritou especialistas em segurança. Simon Davies, que lidera uma campanha de privacidade internacional, afirmou que os fundadores falharam em seu dever social. “Isso é totalmente irresponsável”, disse Simon ao jornal britânico The Daily Telegraph.

Publicidade