Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99

Selo de verificação está virando item de luxo em redes sociais

Twitter implantou sistema de assinatura para receber marca distintiva e a Meta seguiu cartilha de Elon Musk para plataforma do pássaro azul

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 20 fev 2023, 11h17

Ter o tão almejado selo de verificação nas redes sociais não é mais privilégio de pessoas populares em suas áreas de atuação. Agora, a marca de reconhecimento é um bem a ser adquirido por quem tem dinheiro no bolso para satisfazer a própria vaidade e fazer bonito diante de suas conexões, sejam elas dezenas, centenas ou milhares de seguidores. No fim do ano passado, Elon Musk lançou o Twitter Blue, um serviço de assinatura que cobra dos usuários 8 dólares por mês dos usuários do Twitter por essas e outras vantagens. No domingo, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou o Meta Verified, um novo plano que permite aos usuários do Facebook e do Instagram pagar por esses mimos. Os testes começarão na Nova Zelândia e na Austrália esta semana e serão lançados em outros países em breve, disse ele.

Por 11,99 dólares por mês na web — ou US$ 14,99 por mês nos sistemas operacionais Apple e Android –, a Meta usará uma identificação do governo para verificar a conta dos usuários do Facebook e do Instagram e atribuir-lhes um selo azul. Os assinantes também terão proteção extra para evitar invasão de conta e acesso direto ao suporte ao cliente. “Esse novo recurso visa aumentar a autenticidade e a segurança em nossos serviços”, disse Zuckerberg em sua mensagem. Anteriormente, essas marcas eram gratuitas e reservados a figuras públicas ou empresas reconhecidas. A empresa garantiu que perfis verificados anteriormente não serão afetados pela mudança.

Zuckerberg está seguindo na Meta a cartilha importa por Musk no Twitter. No sábado, a rede social do pássaro azul deu um passo adiante, anunciando que os usuários perderiam a capacidade de proteger suas contas com autenticação de dois fatores, a menos que entrassem para o Twitter Blue. As empresas de mídia social têm tentado encontrar novas fontes de receita à medida que a publicidade online diminui. No início deste mês, a Meta anunciou seu terceiro trimestre consecutivo de queda de receita, apesar do aumento de usuários. A Meta anunciou que estava demitindo 11.000 trabalhadores, ou 13% de sua força de trabalho, em novembro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.