Saiba quem é e que mundos percorre a protagonista do videogame ‘Star Wars Outlaws’
Jogo da Ubisoft, apontado pelos produtores como o primeiro de mundo aberto da franquia, será lançado em 30 de agosto
Star Wars Outlaws, primeiro jogo de mundo aberto da saga criada nos anos 1970 por George Lucas, só será lançado daqui a um mês, no dia 30 de agosto. Dentro da cronologia oficial, a ação se passa no intervalo entre os filmes O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi — da trilogia original. Os jogadores assumirão o papel de Kay Vess, uma contrabandista em busca de aventura e pilhagens — personagem claramente emulada do clássico Han Solo de Harrison Ford. Ela estará acompanhada por Nix, uma espécie de animal alienígena que a ajudará em suas missões interplanetárias.
A produtora francesa Ubisoft permitiu que alguns poucos felizardos testassem o jogo. A reportagem de VEJA teve oportunidade de assumir o ponto de vista de Kay e percorrer alguns cenários em duas ocasiões. No Forward, convenção da empresa em Los Angeles, durante o Summer Game Fest, e em uma recente turnê de imprensa online no início de julho. Embora, o jogo permita explorar e viajar entre pelo menos cinco mundos principais, que vão de Tatooine à tempestuosa Akiva e à vistosa Cantonica, lar da cidade cassino Canto Bight, os não foi possível ir a todos os lugares do gigantesco mapa interplanetário.
Por onde ela anda?
São de 25 a 30 horas de jogo na história principal e de 50 a 60 horas para quem gosta de “zerar” o jogo — gíria para os obcecados em completar tudo. Na pele de Kay, foi possível interagir com sindicatos criminosos como os brutais Pykes, os Hutts (de Jabba), o sombrio Crimson Dawn. A reputação é um termômetro importante, no sentido de que trabalhar para um sindicato rende créditos e pontos, mas entrar para uma gangue rival significará perder essa preciosa avaliação. O resultado, dependendo do comportamento, é abrir portas ou fechá-las.
Outlaws levou quase cinco anos para ser desenvolvido. O primeiro pitch foi em fevereiro de 2020. Uma pequena equipe de pessoas — artistas conceituais, designers de jogos — trabalharam em cima de três conceitos básicos: Star Wars, mundo aberto e uma história de contrabandista. “Nós fizemos nossa lição de casa”, disse a VEJA o diretor narrativo do jogo, Navid Khavari. “Não assistimos apenas os filmes originais, olhamos para as próprias inspirações de George Lucas: Akira Kurosawa, filmes da Segunda Guerra Mundial e spaghetti westerns.”
Man the cannons, you’re put in the pilot seat of The Trailblazer in #StarWarsOutlaws! Where are we flying to first? pic.twitter.com/zTsP7wnofy
— Star Wars Outlaws (@StarWarsOutlaws) July 24, 2024
Força-tarefa
A força-tarefa midiática que a Ubisoft colocou em campo para promover Outlaws produziu reações positivas e negativas entre os influenciadores e veículos especializados. É pouco provável, no entanto, que a empresa não fature com a saga e sua personagem cuidadosamente elaborada para ingressar no cânone de Star Wars. A ver o que acontece dentro de um mês.