Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Quem foi Yasuke, o samurai negro do Japão feudal que até hoje causa polêmica

Personagem histórico é protagonista de um videogame produzido pela Ubisoft que deve ser lançado em novembro

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 jul 2024, 08h13 - Publicado em 29 jul 2024, 06h00

A história do lendário Yasuke está envolta em mistérios devido a registros históricos limitados. No entanto, o homem africano e negro que serviu como samurai para um poderoso senhor feudal japonês durante o século XVI continua a causar fascínio e a promover discussões acaloradas. A mais recente envolve o lançamento de Assassin’s Creed: Shadows, com lançamento previsto para 12 de novembro.

Ambientado no Japão, durante o período Sengoku (metade do século XV e o final do século XVI), de intensa guerra civil no país, o jogo de ação produzido pela Ubisoft traz como personagens principais a ficcional Naoe, uma habilidosa assassina shinobi da província de Iga, e o samurai africano. O modo como ele foi retratado causou comoção na comunidade japonesa de gamers, que acusou a empresa de apropriação cultural e apontou imprecisões históricas nos trailers e gameplays divulgados até agora.

A empresa francesa que detém os direitos da franquia Assassin’s Creed demorou a se pronunciar sobre o assunto. Só na semana passada a Ubisoft publicou uma declaração pública em suas redes sociais dizendo que eles se esforçaram para garantir uma representação imersiva e respeitosa do período.

“No entanto, nossa intenção nunca foi apresentar nenhum dos nossos jogos Assassin’s Creed, incluindo Assassin’s Creed: Shadows, como representações factuais da história ou personagens históricos”, escreveram no comunicado. “Em vez disso, pretendemos despertar a curiosidade e encorajar os jogadores a explorar e aprender mais sobre os cenários históricos pelos quais nos inspiramos.”

Continua após a publicidade

No início de junho, durante o Forward, convenção da Ubisoft em Los Angeles para anúncio de seus títulos, o debate sobre Yasuke já estava circulando antes mesmo da apresentação do primeiro gameplay de Shadows. “Eu sei que tem havido uma discussão sobre o personagem”, falou a VEJA o produtor Karl Oneé, que esteve à frente do projeto por quatro anos. “Claro, nós trabalhamos com historiadores, que nos contaram sobre a relação dele com o senhor feudal que o transforou em samurai e outros detalhes.”

Continua após a publicidade
Detalhe de gravura do século XVII feita por artista desconhecido: um dos lutadores de sumô seroa Yasuke -
Detalhe de gravura do século XVII feita por artista desconhecido: um dos lutadores de sumô seria Yasuke – (Museu de Sakai/Reprodução)

A seguir, eis o que se sabe sobre o famoso samurai:

  • Quem era: Yasuke foi um samurai negro que serviu sob Oda Nobunaga, um dos mais importantes senhores feudais da história japonesa e unificador do país.
  • Origem africana: Yasuke nasceu na África, provavelmente na parte oriental do continente.
  • Chegada ao Japão: Ele veio ao Japão em 1579 como guarda-costas do missionário jesuíta italiano Alessandro Valignano.
  • Status de samurai: Nobunaga, intrigado pela aparência e estatura de Yasuke, concedeu-lhe o status de samurai. Esta foi uma honra extraordinária, pois os samurais eram tipicamente japoneses e da classe guerreira.
  • Serviço a Nobunaga: Yasuke serviu Nobunaga por cerca de 15 meses até a morte do daimyo (como eram chamados os senhores feudais) em 1582.
  • Registros limitados: Infelizmente, há muito poucos documentos históricos sobre a vida de Yasuke após a morte de Nobunaga.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.