Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Primeira atualização do Windows 8.1 vaza na web antes do lançamento

Nova versão também tenta facilitar uso do sistema pelas pessoas que preferem o teclado e mouse às telas sensíveis ao toque

Por Da Redação 3 fev 2014, 12h03

A primeira atualização do sistema operacional Windows 8.1 vazou em diversos sites de compartilhamento de arquivos neste domingo, a pelo menos um mês do lançamento oficial, planejado para março pela Microsoft. A nova versão trará o botão que desliga o computador para a tela inicial do Windows. A Microsoft planejava lançar a atualização um mês antes da Build, conferência anual para desenvolvedores, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Leia também:

Microsoft lançará Windows 9 em 2015

Vendas de smartphones superam marca de 1 bilhão de unidades

Com a atualização, a Microsoft traz uma série de pequenas melhorias, que tentam simplificar a experiência do usuário com o Windows. Entre os destaques, a empresa colocará o botão “Desligar” na tela inicial do Windows 8 otimizada para telas sensíveis ao toque. Desde o lançamento do Windows 8, é preciso seguir uma série de passos para desligar o PC: o usuário desliza o dedo na tela para mostrar a barra lateral, acessa o menu de configurações e só então seleciona a opção “Desligar”.

Além dos novos recursos, a atualização do Windows 8.1 traz um botão de busca para a tela inicial do Windows, o que pode facilitar a busca por aplicativos instalados. De acordo com o site The Verge, que teve acesso a atualização, o sistema operacional também melhora a interação com o PC por meio de mouse e teclado, quando o computador utilizado não está equipado com tela sensível ao toque.

Uma nova opção, mostrada em cada aplicativo, permitirá fechar ou minimizar os aplicativos ou mesmo abrir dois programas lado a lado, com o uso do mouse. Na tela inicial, o usuário poderá clicar sobre os blocos de aplicativos para exibir um menu, que inclui opções como redimensionar o tamanho do bloco ou mesmo retirá-lo da tela inicial.

Com os novos recursos, a Microsoft tenta melhorar a experiência dos usuários com o Windows 8.1. Como o sistema oferece duas interfaces distintas, uma tradicional e outra para telas sensíveis ao toque, muitas pessoas se confundem ao utilizá-lo. É comum que, por não saberem como usar a nova interface do Windows com o uso de mouse e teclado, o usuário só use a interface tradicional em computadores de mesa e notebooks.

A nova versão do Windows, porém, ainda não exibirá informações importantes, como data, horário e duração da bateria, na tela inicial do Windows para telas sensíveis ao toque. Para consultar essas informações, o usuário ainda terá que deslizar o dedo sobre a lateral da tela. Até o lançamento oficial, a primeira atualização para o Windows 8.1 pode ganhar novos recursos ou sofrer alterações.

Continua após a publicidade

Publicidade