O que tem de especial no celular de 33 000 reais que a Huawei lançou no Brasil
Aparelho que custa o mesmo que um carro usado é o único do mundo equipado com três telas

Para marcar sua volta ao Brasil, a gigante de tecnologia chinesa Huawei anunciou que irá trazer para o país o seu modelo de celular top de linha, que custa 32 999 reais. Apelidado de Mate XT Ultimate Design, ele é o único aparelho com tela tripla do mundo, apresentando duas dobras em seu visor.
O celular abre e fecha, em um movimento de sanfona. Totalmente dobrado, a tela tem 6,4 polegadas. Na versão duplicada, ela chega a 7,9 polegadas, e, quando totalmente aberta, apresenta uma configuração de 10,2 polegadas, tornando a realização de algumas tarefas, como edição de documentos e vídeos, bem mais confortável.
A fabricante destaca que o celular é o mais fino do mundo entre os dobráveis: apenas 3,6 milímetros de espessura, graças a uma distribuição mais equilibrada de suas baterias, que são de ânodos de silício e não de ions de lítio, como é mais comum em smartphones.
O conjunto conta ainda com 4 câmeras, sendo a principal de 50 megapixels. A teleobjetiva tem 12 mp’s, a ultra-angular 12 mp’s e a e frontal 8 mp’s. O acabamento é luxuoso, com revestimeno em mateial que imita couro, disponibilizado nas versões preto e vermelho. A Huawei destacou em sua apresentação que cada peça leva 22 dias para ser manufaturada.
A marca também anunciou a comercialização do modelo Mate X6, também dobrável, mas com tela dupla. A externa tem 6,45 polegadas e a interna, 7,93 polegadas. O preço é 22 999 reais. A título de comparação, um iPhone 16 Pro Max, o aparelho mais caro da Apple, é vendido por 15 499 reais, se for comprado diretamente no site da fabricante.
Os aparelhos chineses ainda aguardam homologação, mas já estao em pré venda.
Sem WhatsApp, Instagram e Gmail
Tamanha sofisticação tecnológica, tem um enorme porém: a marca chinesa não conta com versões para o seu sistema operacional dos principais aplicativos utilizados no Brasil, como o WhatsApp, o Instagram, Google e Gmail.
A Huawei deixou de vender celulares no Brasil em 2019, após sanção imposta no primeiro mandato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sob a alegação – jamais provada – de que a empresa espionava os smartphones dos americanos e repassava informações estratégicas para o governo chinês.
Sob pressão da Casa Branca, o Google suspendeu seus acordos com a fabricante, o que acarretou em perda de licença para atualizações do sistema Android. Assim, a marca adotou uma versão em código aberto do sistema operacional do Google, que é disponível para todos os desenvolvedores. Como os aparelhos não vêm de fábrica com a playstore, é preciso recorrer a outros apps que emulam esse ambiente virtual para baixar os aplicativos preferidos dos brasileiros.
Smartwatches
Outra aposta da Huawei no Brasil são os smartwatches. A empresa pretende comercializar três modelos. O Huawei Watch, mais completo e com aparência mais social, será vendido a partir de 4 499 reais. Já as versões esportivas, Huawei Watch Fit 4 e Huawei Watch Fit 4 Pro sairão por 1.499 e 2.499, respectivamente.
O Huawei Watch traz duas inovações. A primeira é que o usuário pode espelhar o celular no relógio com um cartão virtual de sua operadora. Assim, é possível fazer e receber chamadas sem estar com o smartphone por perto. A segunda novidade permite o controle do dispositivo com apenas uma mão. O relógio obedece a movimentos de pinça entre o polegar e o indicador, que são transmitidos para o pulso onde o dispositivo foi colocado.