Abril Day: Assine Digital Completo por 2,99

O que tem de especial no celular de 33 000 reais que a Huawei lançou no Brasil

Aparelho que custa o mesmo que um carro usado é o único do mundo equipado com três telas

Por Ricardo Ferraz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 jun 2025, 18h20 - Publicado em 18 jun 2025, 12h29

Para marcar sua volta ao Brasil, a gigante de tecnologia chinesa Huawei anunciou que irá trazer para o país o seu modelo de celular top de linha, que custa 32 999 reais. Apelidado de Mate XT Ultimate Design, ele é o único aparelho com tela tripla do mundo, apresentando duas dobras em seu visor.

O celular abre e fecha, em um movimento de sanfona. Totalmente dobrado, a tela tem 6,4 polegadas. Na versão duplicada, ela chega a 7,9 polegadas, e, quando totalmente aberta, apresenta uma configuração de 10,2 polegadas, tornando a realização de algumas tarefas, como edição de documentos e vídeos, bem mais confortável.

A fabricante destaca que o celular é o mais fino do mundo entre os dobráveis: apenas 3,6 milímetros de espessura, graças a uma distribuição mais equilibrada de suas baterias, que são de ânodos de silício e não de ions de lítio, como é mais comum em smartphones.

O conjunto conta ainda com 4 câmeras, sendo a principal de 50 megapixels. A teleobjetiva tem 12 mp’s, a ultra-angular 12 mp’s e a e frontal 8 mp’s. O acabamento é luxuoso, com revestimeno em mateial que imita couro, disponibilizado nas versões preto e vermelho. A Huawei destacou em sua apresentação que cada peça leva 22 dias para ser manufaturada.

A marca também anunciou a comercialização do modelo Mate X6, também dobrável, mas com tela dupla. A externa tem 6,45 polegadas e a interna, 7,93 polegadas. O preço é 22 999 reais. A título de comparação, um iPhone 16 Pro Max, o aparelho mais caro da Apple, é vendido por 15 499 reais, se for comprado diretamente no site da fabricante.

Continua após a publicidade

Os aparelhos chineses ainda aguardam homologação, mas já estao em pré venda.

Sem WhatsApp, Instagram e Gmail

Tamanha sofisticação tecnológica, tem um enorme porém: a marca chinesa não conta com versões para o seu sistema operacional dos principais aplicativos utilizados no Brasil, como o WhatsApp, o Instagram, Google e Gmail.

A Huawei deixou de vender celulares no Brasil em 2019, após sanção imposta no primeiro mandato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sob a alegação –  jamais provada – de que a empresa espionava os smartphones dos americanos e repassava informações estratégicas para o governo chinês.

Continua após a publicidade

Sob pressão da Casa Branca, o Google suspendeu seus acordos com a fabricante, o que acarretou em perda de licença para atualizações do sistema Android.  Assim, a marca adotou uma versão em código aberto do sistema operacional do Google, que é disponível para todos os desenvolvedores. Como os aparelhos não vêm de fábrica com a playstore, é preciso recorrer a outros apps que emulam esse ambiente virtual para baixar os aplicativos preferidos dos brasileiros.

Continua após a publicidade

Smartwatches

Outra aposta da Huawei no Brasil são os smartwatches. A empresa pretende comercializar três modelos. O Huawei Watch, mais completo e com aparência mais social, será vendido a partir de 4 499 reais. Já as versões esportivas, Huawei Watch Fit 4 e Huawei Watch Fit 4 Pro sairão por  1.499 e 2.499, respectivamente.

Continua após a publicidade

O Huawei Watch traz duas inovações. A primeira é que o usuário pode espelhar o celular no relógio com um cartão virtual de sua operadora. Assim, é possível fazer e receber chamadas sem estar com o smartphone por perto. A segunda novidade permite o controle do dispositivo com apenas uma mão. O relógio obedece a movimentos de pinça entre o polegar e o indicador, que são transmitidos para o pulso onde o dispositivo foi colocado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.