Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

O jovem carioca que cria aplicativos para preservar o verde

Apostando nas novas tecnologias, Lucas Scherpel usa a internet à serviço da natureza

Por Fernanda Thedim
Atualizado em 4 jun 2024, 15h14 - Publicado em 3 jan 2020, 06h00
TOPO - O programador: selecionado entre os jovens mais influentes do mundo
TOPO - O programador: selecionado entre os jovens mais influentes do mundo (./.)

O carioca Lucas Scherpel, aluno do curso de sistema de informação da Universidade Federal Fluminense, saiu do Brasil duas vezes no ano passado para representar o país em intercâmbios internacionais de vulto. Ele participou do Three Dots Dash Global Teen Leaders — que selecionou trinta jovens avaliados pelo programa como os mais influentes do planeta para um treinamento em Nova York — e esteve também no Young Global Pioneers, intensivo sobre liderança, sustentabilidade e economia circular realizado na Tanzânia. A escolha de Lucas foi resultado do trabalho que, nos últimos anos, vem mobilizando suas atenções: a criação de aplicativos voltados para a preservação do meio ambiente.

Desolado ao ver árvores decepadas pelos moradores das proximidades da escola em que estudava programação, na Tijuca, na Zona Norte do Rio — a alegação era que suas folhas emporcalhavam as ruas —, o jovem decidiu usar os conhecimentos de tecnologia que já tinha para mudar aquela realidade. Em 2017, lançou um aplicativo que trazia dados preciosos e curiosidades sobre os frondosos vegetais da cidade. “A ideia era mostrar que a arborização urbana não podia ser encarada como vilã”, explica ele. “Na verdade, é uma grande aliada de todos nós.” Pela iniciativa, Lucas ganhou naquele ano uma das medalhas do Prêmio Prudential Espírito Comunitário — que contempla as melhores ações voluntárias de alunos do ensino médio no Rio — e foi aprovado no Colombia Leadership Bootcamp, projeto de empreendedorismo social da Latin American Leadership Academy destinado a quem tem até 21 anos.

Durante esse programa, ele criou outro aplicativo dedicado à natureza, o Vençapp. A ferramenta reúne desafios para que os usuários adquiram hábitos mais sustentáveis. São cinquenta tarefas — entre elas, reutilizar parte do lixo produzido em casa, usar apenas papel reciclado e dispensar os recibos de compras. A cada missão cumprida, o participante ganha uma estrelinha, e, no fim, pode conferir quanto conseguiu avançar na mudança da própria rotina.

Desde 2018, Lucas Scherpel comanda a ONG Construindo o Futuro. As atividades da entidade se apoiam em dois pilares: criação de mecanismos para introduzir práticas ecológicas nas escolas e participação em um programa de mentoria para projetos alinhados com os dezessete objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU. “Se usada de forma correta, a tecnologia pode ser uma poderosa arma para conscientizarmos a população da necessidade de preservação do verde”, acredita. A crença de Lucas é uma estrada de esperança para 2020.

Publicado em VEJA de 8 de janeiro de 2020, edição nº 2668

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.