Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo Edge, da Ford, chega com comando de voz e GPS em português

Modelos permitem que motorista altere rota sem tirar as mãos do volante

A Ford anunciou nesta terça-feira a renovação da linha de automóveis Edge no Brasil, conhecida por integrar serviços tecnológicos que auxiliam o motorista a realizar diversas tarefas – como lidar com GPS e recursos multimídia – enquanto dirige. Os novos modelos chegam ao país com algumas atualizações em relação aos produtos que já estão no mercado, como reconhecimento de voz e GPS totalmente traduzido para o português do Brasil.

A versão mais avançada, conhecida como Limited e que tem preço máximo de 144.750 reais, traz um painel com duas telas de LCD de 4,2 polegadas que oferecem todas as informações sobre o carro, além de uma de 8 polegadas sensível ao toque, responsável por exibir mapas, funções de multimídia (reprodução de áudio e vídeo), recursos de telefonia celular e ajustes climáticos do sistema de ar condicionado. Já o modelo mais simples, a partir de 123.940 reais, troca uma das telas de LCD por dois mostradores analógicos.

Por trás dos serviços presentes no carro está o Sync, elaborado pela Microsoft, que atua com base no sistema operacional Windows CE da Microsoft. O recurso é responsável por gerenciar as funções do computador de bordo do veículo, incluindo a integração do serviço de voz com a localização de rotas integrada, que, aliás, utiliza sinônimos e significados das palavras para oferecer as melhores respostas aos usuários – algo parecido com a inteligência aplicada ao aplicativo Siri da Apple, que atua como um assistente pessoal no iPhone 4S.

O recurso permite que o motorista dite rotas para o carro a qualquer momento, além de ajudar no controle de ações ligadas aos smartphones, incluindo chamadas, busca na agenda do aparelho e até o envio de arquivos e mensagens SMS. “Muita gente acaba virando especialista apenas no recurso de telefonia celular”, disse Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil.

As funções de multimídia também funcionam com o comando vocal, possibilitando a escolha do tipo de mídia desejada – cartão de memória, CD ou drive USB – e seleção de faixas por nome da música, do artista ou do álbum em questão. De acordo com a Ford, cerca de 2.000 carros da linha Edge chegarão ao mercado nacional na próxima semana nas cores cinza Oregon, vermelho Turim e azul Sevilha.