Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo app do Google localiza smartphone com Android perdido ou roubado

Depois de lançar serviço por meio da web, empresa cria aplicativo independente para dispositivos móveis

Os usuários de smartphones com sistema operacional Android, do Google, já podem baixar, por meio da loja virtual Google Play, o aplicativo “Gerenciador de dispositivos Android”, que permite localizar o dispositivo caso ele seja perdido, roubado ou furtado. Até agora, o serviço, lançado em agosto, só estava disponível por meio da web. Nos moldes do aplicativo “Buscar iPhone”, disponível para os clientes da rival Apple há dois anos, o programa permite ver todos os smartphones e tablets com sistema operacional Android vinculados à mesma conta do Google em um mapa. Além de localizar, os apps permitem realizar a distância o bloqueio dos aparelhos.

Leia também:

Brasileiros batem americanos no aplicativo Lulu

Dois apps recuperam o antigo hábito de escrever um diário

Como configurar o serviço iCloud, da Apple

O app para Android traz vantagens adicionais: é possível redefinir a senha da tela de bloqueio à distância ou excluir todos os dados armazenados no telefone. Os recursos são especialmente úteis quando o smartphone é roubado e informações, como fotos, e-mails e mensagens de texto (SMS), estão nas mãos de criminosos.

Contudo, há restrições para o uso do aplicativo. Para que ele localize o aparelho, o smartphone ou tablet deve estar conectado à internet e com o GPS ativo. Caso contrário, o serviço não consegue encontrar a localização do dispositivo e mostrá-la no mapa, seja na web ou em outro dispositivo móvel com Android.