No Dia da Internet Segura, YouTube anuncia novos recursos de controle para pais
Além disso, plataforma lança websérie em dez episódios para ajudar a entender como os recursos funcionam

Nesta terça-feira, 11, Dia da Internet Segura, o YouTube implementou atualizações importantes em seus recursos de controle parental, visando a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes na plataforma. As melhorias incluem os lembretes de “fazer uma pausa” e “hora de dormir”, que agora são exibidos em tela cheia tanto em vídeos curtos (shorts) quanto em vídeos longos. O lembrete de pausa é acionado automaticamente a cada 60 minutos, incentivando os jovens a fazerem intervalos no consumo de vídeos, enquanto o lembrete de hora de dormir notifica os usuários no horário definido para interromper a visualização e descansar. Esses lembretes estão ativados por padrão para usuários menores de 18 anos.
Outra mudança relevante é que os uploads de vídeos são definidos como privados por padrão para criadores entre 13 e 17 anos, ou a idade de consentimento aplicável no país. Isso significa que os vídeos só podem ser vistos por quem o criador autorizar, oferecendo mais controle sobre a privacidade do conteúdo. Os usuários têm a opção de alterar essa configuração se desejarem tornar seus vídeos públicos ou não listados.
Websérie
Adicionalmente, o YouTube, em parceria com o canal Almanaque dos Pais e a SaferNet, lançou a websérie Educação Digital Para Pais, com 10 episódios. A série tem como objetivo auxiliar pais e responsáveis a utilizarem as ferramentas de proteção disponíveis na internet, incluindo o YouTube e o YouTube Kids. Os episódios abordam temas como:
- Alfabetização digital dos responsáveis.
- Prós e contras do uso excessivo de telas.
- Como criar e gerenciar e-mails para crianças.
- Configuração do YouTube Kids e experiências supervisionadas no YouTube.
- Aplicativos de monitoramento e controle parental.
- Identificação de sinais de dependência digital.
- Regras e cuidados com redes sociais para crianças e adolescentes.
- Privacidade infantil e adolescente.
- Uso do YouTube para complementar os estudos.
- Como reforçar as conexões pessoais apesar do uso das telas.
A websérie busca equilibrar proteção e autonomia para crianças e adolescentes, abordando diferentes níveis de maturidade. A plataforma também expandiu sua experiência supervisionada para adolescentes, permitindo que pais e filhos vinculem contas e que os pais possam visualizar informações sobre a atividade do canal dos adolescentes. Além disso, as contas vinculadas recebem notificações por e-mail e acesso a recursos para fomentar conversas sobre a criação de conteúdo responsável.