Oferta Relâmpago Democracia: apenas R$ 5,99/mês
Continua após publicidade

Na Austrália, prefeito pode processar ChatGPT por difamação

Administrador público de uma cidade próxima a Melbourne, Brian Hood é apontado por ferramenta da OpenAI como corrupto

Por Da Redação Atualizado em 5 abr 2023, 10h01 - Publicado em 5 abr 2023, 08h50

A popularidade do ChatGPT, o chatbot que simula conversação humana da OpenAI, começa a trazer consequências para seus criadores. Na Austrália, o prefeito de Hepburn Shire, cidadezinha 120 quilômetros a noroeste de Melbourne, quer processar a empresa se não corrigir as falsas alegações de que ele cumpriu pena na prisão por suborno, no que seria o primeiro processo de difamação contra o serviço de inteligência artificial.

Brian Hood foi eleito prefeito de Hepburn Shire em novembro passado. Ele ficou preocupado com sua reputação quando membros da comunidade lhe disseram que o ChatGPT o havia falsamente apontado como culpado em um escândalo de suborno envolvendo uma subsidiária do Reserve Bank of Australia no início dos anos 2000.

Na verdade, Hood trabalhou para a Note Printing Australia, subsidiária do banco, mas foi a pessoa que notificou as autoridades sobre o pagamento de subornos a funcionários estrangeiros para ganhar contratos de impressão de moeda. Mas ele nunca foi acusado de um crime.

Os advogados enviaram uma notificação à OpenAI em 21 de março, com prazo de 28 dias para corrigir os erros sobre seu cliente ou enfrentar um possível processo por difamação. Com sede em San Francisco, a empresa ainda não respondeu à carta legal de Hood, disseram os advogados.

Hood não sabe o número exato de pessoas que acessaram as informações falsas sobre ele – um fator importante para determinar o tamanho da indenização. Mas a natureza das declarações difamatórias é séria o suficiente para que ele possa reivindicar mais de 130 mil dólares, de acordo com especialistas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.