Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre inventor do controle remoto

Eugene Polley faleceu aos 96 anos em um hospital de Chicago, nos EUA

Eugene Polley, de 96 anos, morreu nesta semana por causas naturais. O americano, conhecido por inventar o controle remoto, em 1955, estava em um hospital em Chicago, nos Estados Unidos.

O inventor foi responsável por uma das mudanças mais significativas no estilo de vida ocidental graças ao Flash-Matic, o primeiro modelo de controle de remoto sem fio do mercado. Se não fosse por sua invenção pioneira, provavelmente teríamos de esperar alguns anos (ou décadas) para o aparecimento de videogames como o NIntendo Wii, que utiliza tecnologia semelhante à dos controles remotos.

A versão preliminar do dispositivo podia ligar e desligar a televisão através de um feixe de luz conectado a quatro células fotográficas localizadas no canto da tela. A invenção fez com que toda uma nova geração de famílias não precisasse mais caminhar entre o sofá e a televisão para mudar de canal. Uma verdadeira revolução para a época.

A primeira campanha publicitária descrevia o método como “flash da lâmpada mágica” e trazia o seguinte slogan: “Você precisa ver para acreditar!”

Polley era dono de 18 patentes por causa da sua invenção e trabalhou durante alguns anos para a Zenith Electronics. Durante a II Guerra Mundial, se dedicou a desenvolver radares militares.

Em 1997, o inventor ganhou um Emmy (o “Oscar da televisão”) pelo pioneirismo no desenvolvimento de um controle remoto sem fio. Polley deixa um filho, Eugene J. Polley Jr, e um neto, Aaron Polley.