Clique e assine a partir de 9,90/mês

Microsoft apresenta Windows 8, em Nova York

Novo sistema operacional promove maior alteração na linha desde 1995 e deve dar fôlego à empresa no segmento de computadores pessoais e tablets

Por Da Redação - 25 out 2012, 12h26

A Microsoft apresentou nesta quinta-feira, em evento em Nova York, seu novo sistema operacional para computadores pessoais e tablets, o Windows 8. Com o produto, a gigante do software deve ganhar fôlego para competir no segmento de tablets. O sistema tem visual totalmente reformulado e ferramentas para explorar o recurso touch screen.

Leia mais:

Vídeo: conheça o Windows 8

Windows 8 pode abri nova e bem-sucedida era para a Microsoft

No Brasil, o Windows 8 começa a ser vendido à 0h desta sexta-feira. Dez varejistas eletrônicos já realizam a pré-venda do produto pelo valor de 269 reais – em algumas lojas, ele sai por 245 reais à vista.

Continua após a publicidade

Quem já utiliza versões anteriores do sistema, como o Windows 7, Windows Vista ou Windows XP com Service Pack 3 (SP3), poderá adquirir a licença via internet por 69 reais. Já aqueles que compraram um computador a partir de 2 de junho (ou o fizerem até 31 de janeiro de 2013) equipado com Windows 7 Home Basic, Home Premium, Professional ou Ultimate poderão adquirir a licença por 29 reais.

Confira a seguir como foi o lançamento do Windows 8 em Nova York:

13h20 – Steven Sinofsky, presidente da divisão Windows e Windows Live, diz que o Windows 8 chega para abrir uma nova era, uma revolução na maneira como as pessoas usam um computador no trabalho, entretenimento e comunicação.

13h28 – O Windows 8 estará disponível a partir desta quinta-feira aos usuários, a partir de download e também nas lojas.

13h30 – “A nova interface muda completamente a maneira como você utiliza o seu PC: ela é agradável, é natural, você apenas precisa tocar na tela e pronto”, diz Sinofsky.

Continua após a publicidade

13h33 – “O Windows 8 contou com total colaboração dos melhores produtores de hardware de PC. A melhor já feita na historia do produto.”

13h36 – O executivo informa que desenvolvedores de todo o mundo estão produzindo milhares de aplicativos e colocando esses programas na Windows Store. “O processo está só começando”, diz Sinofsky. A Windows Store está disponível em 231 mercados.

13h37 – “O Windows 8 é compativel com 420 milhões de dispositivos de hardware. Tudo o que puder ser conectado a um computador, como impressoras, pen drives etc., é compatível com o sistema”, diz o executivo.

13h38 – Sinofsky deixa o palco.

13h40 – Mike Angiulo, vice-presidente de planejamento e ambiente de PC, e Julie Larson-Green, vice-presidente corporativa, sobem ao palco para falar da nova tela de abertura do programa.

Continua após a publicidade

13h41 – Julie diz que é possível personalizar a tela de abertura, de forma a “ter tudo o que faz parte do seu dia a dia, como fotos, vídeos, mensagens, sites contatos, a apenas um toque de distância”.

13h42 – “O uso do desktop é natural: o usuário caminha entre um aplicattivo e outro de maneira fluida, intuituiva.”

13h45 – Todo o conteúdo do usuário pode ficar armezenado no SkyDrive: músicas, games do xBox, fotos, livros, documentos. E todo o conteúdo pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo.

13h46 – Angiulo mostra o Windows 8 em operação em dispositivos de diferentes fabricantes, como Lenovo e Acer. Todos os dispositivos apresentados, de diferentes dimensões, contam com recurso touch screen.

13h51 – Os executivos demonstram como é feito o download de aplicativos na Windows Store. “É a maneira mais rápida de se instalar um app em um windows na história. Basta um clique”, dizem os executivos. “Nada mais de confirmações.”

Continua após a publicidade

14h – Steve Ballmer, CEO da Microsoft sobe ao palco. O sucessor de Bill Gates fala sobre a personalização do Windows 8, que realizará algumas alterações de acordo com o uso de seu proprietário. Ele diz que, com Windows 8, “os PCs serão os melhores PCs de todos os tempos”.

14h02 – “Com o Windows 8, nós unimos as duas melhores coisas: o uso de PCs e de tablets.”

14h06 – O CEO acrescenta que, para empresas, a versão Enterprise do windows 8 apresenta ferramentas que podem suprir necessidades de negócios.

14h10 – Ballmer volta a falar de aplicativos. Diz que os desenvolvedores adoraram a facilidade de criar aplicativos para Windows 8, pois um mesmo app vai rodar em diferentes dispositivos, como PCs, tablets e smartphones. “Vai acontecer uma explosão de novos apps dentro da Windows Store”.

14h15 – O evento de lançamento do Windows 8 é encerrado.

Continua após a publicidade

Leia mais:

Vídeo: conheça o Windows 8

Windows 8 pode abri nova e bem-sucedida era para a Microsoft

Publicidade