Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Invasão de Marte: onze visitantes da Terra operam hoje no planeta vermelho

Naves não-tripuladas estão trabalhando em solo ou em órbita, sendo que três são recém-chegadas

Por Sergio Figueiredo Atualizado em 12 mar 2021, 15h58 - Publicado em 19 fev 2021, 14h23

A invasão de alienígenas vindos de Marte habita o imaginário das pessoas desde que o rádio, o cinema e depois a televisão foram inventados, mas o que a humanidade está vendo hoje no YouTube é justamente o contrário: sondas orbitais e rovers vasculhando a atmosfera e o solo do planeta vermelho em busca de vida – nem que seja vida microbiana que tenha existido há bilhões de anos. Trata-se de uma invasão conduzida por cinco nações diferentes: Estados Unidos, União Europeia, China, Índia e Emirados Árabes Unidos.

A sonda Al Amal (Esperança), dos Emirados Árabes, e a nave chinesa Tianwen-1, com sonda orbital e rover, chegaram a Marte há poucos dias, seguidas ontem pelo pouso do Perseverance, rover que está pronto para começar a fazer sua travessia na promissora cratera Jezero, em cujas pedras a Nasa busca encontrar prova de vida microscópica. As três missões, no entanto, estão vindo se juntar a oito operações que estão em andamento. São elas:

  • InSight: feita em parceria com os centros espaciais da França e da Alemanha, a sonda da Nasa transmite informações de tremores e tempestades de areia.
  • Curiosity: irmão do Perseverance, porém mais velho, este rover chegou a Marte em 2012. Está no limite de sua capacidade, mas a Nasa afirma que ainda é capaz de transmitir.
  • Reconnaissance: está na órbita de Marte há quase 15 anos estudando o clima do planeta. Pode ajudar a checar o Perseverance no solo.
  • Mangalyaan: primeira sonda orbital indiana a alcançar o planeta vermelho. Chegou em 2014 e continua transmitindo.
  • MAVEN: outra sonda da Nasa voltada para estudar a atmosfera de Marte, especialmente as camadas mais altas.
  • ExoMars: a sonda orbital da Agência Espacial Europeia tentou pousar um rover em Marte em 2016, mas falhou. Entretanto, continua totalmente operacional, inclusive checando o rover da Nasa.
  • Mars Express: esta extraordinária sonda da Agência Espacial Europeia continua a transmitir da órbita de Marte. Só perde em longevidade para a Odyssey.
  • Odyssey: a mais antiga sonda orbital ainda em operação. Lançada com o objetivo de encontrar água na superfície, a Odyssey continua enviando dados, inclusive, agora, do Perseverance.

Com a chegada de Al Amal, Tianwen-1 e Perseverance, Marte está sob uma ocupação e tanto. E isso sem contar as dezenas de sondas enviadas há décadas e que pararam temporariamente de transmitir ou foram desativadas. Com tamanho empenho de milhares de profissionais de tantas nações, os mistérios do planeta vermelho serão aos poucos revelados neste e nos próximos anos. É o que esperam a comunidade científica e toda a humanidade.

Leia também:

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.