Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ignorado por usuários, serviço de e-mail do Facebook é encerrado

"Maioria das pessoas não usava", afirma porta-voz da rede social

De maneira discreta, o Facebook anunciou na noite desta segunda-feira o encerramento de seu serviço de e-mails. Lançado em 2010, ele permitia o envio e recebimento de mensagens eletrônicas diretamente na caixa do usuário presente no site, no mesmo espaço onde são armazenadas conversas de bate-papo.

Leia mais:

Facebook e WhatsApp existirão juntos – e separados

Rival do WhatsApp é comprado por US$ 900 milhões

A guerra dos apps de mensagens instantâneas

“A maioria das pessoas não usava”, explicou um porta-voz da companhia. O endereço de e-mail era criado assim que um usuário cadastrava uma URL válida de seu perfil (por exemplo, http://facebook.com/veja). A partir de agora, as mensagens enviadas ao e-mail com o final “@facebook.com” serão reconduzidos aos endereços primários cadastrados pelo próprio usuário na conta do Facebook.

Leia também

Cofundador do WhatsApp foi dispensado por Facebook e Twitter em 2009

Em 2012, o recurso foi alvo de discussão depois que a companhia promoveu – sem pedir licença – uma mudança na seção de informações pessoais dos usuários. O endereço de e-mail padrão dos cadastrados fora alterado para o domínio oferecido pelo próprio Facebook. Ou seja, por padrão, todos exibiam como contato principal na rede algum endereço seguido de @facebook.com.