Clique e assine a partir de 9,90/mês

HP perde liderança no setor dos computadores para a IBM

Mercado movimentou mais de 13 bilhões de dólares no segundo trimestre

Por Da Redação - 24 ago 2011, 13h56

Um estudo publicado nesta quarta-feira pelo grupo IDC, especializado em análise de mercados, aponta que a Hewlett-Packard (HP) perdeu a liderança mundial do setor de computadores para a rival IBM. De acordo com o documento, o terceiro lugar ficou com a Dell, seguida da Oracle e Fujitsu.

A partir do segundo trimestre de 2011, a IBM passou controlar 30,5% do mercado, seguida de perto pela HP com uma fatia de 29,8%. Apesar da vantagem, os especialistas do IDC afirmam que, estatisticamente, os números equivalem a uma igualdade – uma espécie de empate técnico no mundo dos negócios.

O volume de negócios na área de computadores viu um crescimento de 17,9% em relação ao mesmo período do ano passado, com uma movimentação de mais de 13 bilhões de dólares em vendas.

Tablets – A HP passa por um período agitado de sua história. Além de perder o primeiro lugar no mercado de PCs, a empresa recentemente anunciou sua saída do mercado de tablets realizando uma queima de estoque com seus TouchPads – que funcionam com o sistema operacional WebOS, adquirido em 2010 com a compra da Palm. O produto, lançado há pouco mais de dois meses, não se mostrou popular entre os usuários, causando prejuízo à empresa.

Continua após a publicidade

(Com AFP)

Publicidade