Grok 3, de Elon Musk, é integrada ao serviço de inteligências artificiais da Microsoft
IA do bilionário chega ao Azure da empresa de software como anunciado no evento Build

A Microsoft anunciou a chegada da Grok 3 ao seu sistema de nuvem Azure. A IA pertence a xAI, do bilionário Elon Musk, e sua inclusão nos sistemas operacionais reflete a busca por variedade de modelos de IA por parte da companhia. O anúncio foi feito no evento de divulgação Microsoft Build, nesta segunda, 19, pelo diretor executivo Satya Nadella.
Segundo comunicado da empresa, a incorporação “reforça o compromisso da Microsoft em oferecer suporte a um ecossistema de IA aberto e diversificado , em vez de depender de um único provedor de modelos”.
Empresas e desenvolvedores poderão acessar o modelo de inteligência artificial através do Azure AI Foundry Models, hub que hospeda vários modelos de linguagem da própria Microsoft, parceiros e da comunidade, como o DeepSeek R1. A versão da Grok na Azure terá funções de integração de dados, personalização e governança, não inclusas na versão individual da IA.
Na palestra de abertura do Build Microsoft, Elon Musk, dono da xAI, que trabalhou na Microsoft, disse esperar por retorno da comunidade de desenvolvedores com a inclusão da IA no hub da Microsoft. O conselheiro de Trump também revelou que uma nova versão do modelo, a Grok 3.5 será lançada em breve e prometeu corrigir erros com base no feedback dos desenvolvedores.
A IA de Musk já é integrada à rede social que também pertence ao bilionário. O X permite o uso da IA para gerar imagens e fornecer informações para os usuários.