Google planeja cabo submarino de internet que vai dos EUA até a Europa
A nova integração de rede é o primeiro investimento da empresa do Vale do Silício em uma rota privada que chegará primeiro na Espanha e Reino Unido
O Google anunciou nesta terça-feira (28) a instalação de um novo cabeamento submarino particular para internet. Idealizado para 2022 e batizado de Grace Hopper, o cabo se estenderá dos Estados Unidos até o Reino Unido e a Espanha.
De acordo com a empresa, os cabos possuem 32 tiras de fibra ótica e, quando instalados, deveram ser os mais avançados entre os modelos que hoje atravessam o mundo. Além disso, o projeto marcará a primeira ligação de cabos novos entre os EUA e o Reino Unido desde 2003, e inicia a investida privada da empresa americana na criação dos seus próprios ligamentos continentais de internet.
O batismo do novo cabeamento é uma homenagem à Grace Hopper (1906-1992), analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950, criadora do termo “bug” e fundamental para o desenvolvimento da linguagem de programação COBOL.