Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Google Maps poderá ser consultado off-line em celulares

Gigante de buscas antecipa novidades de seu serviço de mapas

O Google anunciou novidades relacionadas ao seu popular serviço de mapas, o Google Maps, nesta quarta-feira, durante um evento para a imprensa realizado em São Francisco, nos Estados Unidos. Em breve, o Google Maps poderá ser acessado por celulares sem conexão com a internet. Donos de smartphones poderão baixar partes do mapa e acessá-los off-line posteriormente.

O gigante de buscas também anunciou melhorias no Google Earth – que apresenta a Terra em um globo 3D gerado a partir de imagens de satélite. Imagens em três dimensões serão criadas através de técnicas avançadas de renderização de fotos e estarão disponíveis nas plataformas móveis Android, do próprio Google, e iOS, da Apple.

Por fim, o Google apresentou Street View Trekker – uma mochila que contém todo o equipamento existente para gerar imagens do Google Street View. Com a mochila, qualquer pessoa poderá fotografar os arredores de trilhas e demais lugares por onde os carros da empresa não passam. No futuro, a companhia poderá emprestar ou alugar o equipamento para terceiros, que produzirão as imagens.

Não foram divulgadas as datas de lançamento das novidades. Por isso, a imprensa especializada em tecnologia acusou o Google de apresentar os projetos de forma apressada, com o objetivo principal de se antecipar ao lançamento de produtos semelhantes por parte da Apple.

Há boatos de que a Apple realizará sua conferência de imprensa na semana que vem. Espera-se que a companhia anuncie, então, seu próprio aplicativo de mapas, concorrente do Google Maps. O recurso provavelmente estará incluído no iOS 6, próxima versão do sistema operacional usado por iPhones e iPads, e terá função 3D, capaz de gerar modelos tridimensionais da área exibida.