Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Google lança nova funcionalidade de busca no Brasil e em mais cinco países

O novo recurso, de acordo com a definição da gigante de tecnologia, usa inteligência artificial generativa

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 ago 2024, 16h22 - Publicado em 15 ago 2024, 11h20

Lançada pelo Google em maio nos Estados Unidos, uma funcionalidade batizada com o nome AI Overviews deixou produtores de conteúdo e a mídia tradicional em estado de alerta. O novo recurso, de acordo com a definição da gigante de tecnologia, usa inteligência artificial generativa para ajudar usuários a encontrar informações rapidamente e descobrir o que a web tem a oferecer de forma resumida logo na primeira página da busca. Nesta quinta-feira, 15, a empresa estendeu o lançamento para mais seis países, incluindo o Brasil.

O nome da funcionalidade em português não ajuda muito: “Visões Gerais Criadas por IA”. De qualquer forma, a tradução do produto não altera o resultado. O que os usuários da ferramenta de busca do Google no Reino Unido, na Índia, no Japão, na Indonésia, no México e no Brasil verão ao realizar uma pesquisa sobre um termo ou uma expressão nas próximas semanas é um resumo ponto a ponto, com links para fontes consideradas confiáveis. Há outras mudanças no horizonte, dizem os executivos, a título de aperfeiçoamento dos recursos disponíveis.

“O lançamento será gradual nas próximas semanas e está baseado nos nossos sistemas de qualidade e segurança existentes”, disse a VEJA Bruno Possas, vice-presidente global de engenharia da Busca no Google. “Estamos introduzindo novas funcionalidades, como links diretos no texto gerado pela IA e reposicionamento de links para maior visibilidade.”

Ícones e hiperlinks

Além disso, o Google passará a colocar ícones de sites em dispositivos móveis e uma exibição de links no lado direito no desktop. Segundo a empresa, isso abre mais possibilidades de conferir sites relevantes enquanto o usuário pesquisa. “Essa atualização está sendo implementada globalmente hoje em todos os países onde a experiência foi lançada, bem como para usuários do Search Labs em mais de 120 países e territórios” escreveu no blog da empresa Hema Budaraju, diretora sênior de produto da Busca.

Para além dos links destacados, também será testada a adição de links para páginas da web diretamente no texto. Na visão da empresa, isso deve facilitar para as pessoas clicarem e visitarem os sites que as interessam. “No Search Labs, estamos experimentando com a opção de salvar visões gerais criadas por IA e a capacidade de simplificar a linguagem usada nos textos gerados”, disse Possas.

Continua após a publicidade

Há uma grande diferença entre o Visões Gerais Criadas por IA e o chatbot do Google, o Gemini. Ambos utilizam os Grandes Modelos de Linguagem, códigos que permitem ensinar as máquinas a se comunicar de maneira semelhante aos humanos. “Utilizamos LLMs nesta funcionalidade, mas com um foco diferente do Gemini, que é uma ferramenta mais conversacional”, explicou Possas. “Aqui no Overviews, nosso objetivo é habilitar o ecossistema e fornecer links para criadores de conteúdo.”

Uma das principais preocupações dos produtores de conteúdos tem a ver com o comportamento dos algorítimos e o uso de conteúdo protegido por direitos autorais. Mas até para isso o executivo brasileiro do Google tem uma resposta: “Quanto aos direitos autorais, usamos apenas conteúdo publicamente disponível e oferecemos controles para que os provedores de conteúdo possam optar por não participar, se desejarem.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.