Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Google festeja 15 anos com nova atualização do sistema de buscas

Nova versão do algoritmo, apelidada “Hummingbird”, beija-flor em português, foi projetada para lidar com consultas complexas

O Google comemorou seus 15 anos nesta quinta-feira com uma nova atualização da fórmula do motor de buscas que ajudou a catapultar a gigante da tecnologia.

Desde 1998, o mundo da tecnologia mudou dramaticamente, e o Google informou que seu algoritmo tem sido constantemente melhorado. “O mundo mudou tanto desde então: bilhões de pessoas ficaram on-line, a internet cresceu exponencialmente e agora você pode fazer qualquer consulta no pequeno dispositivo que leva no bolso”, comentou o diretor do setor de buscas do Google, Amit Singhal, em um post publicado no blog da empresa. “Você pode explorar o mundo com o Knowledge Graph, fazer consultas com a pesquisa por voz e obter informações antes mesmo de precisar pesquisar com o Google Now”, acrescentou.

Singhal explicou que as mudanças incluem “um desenho mais simples e mais unificado em dispositivos móveis”. “Você também vai notar um visual e uma experiência novos no Google Search em seus telefones e tablets”, acrescentou. “É mais limpo e simples, otimizado para o toque, com resultados agrupados de forma que você possa se concentrar nas respostas que está procurando”, emendou.

Danny Sullivan, do blog de tecnologia Search Engine Land, disse que a atualização do principal motor de buscas se baseia em um novo algoritmo apelidado “Hummingbird” (beija-flor), que afirmou ser “especialmente projetado para lidar com consultas complexas”.

Leia também:

Moto X é boa opção para quem quer atualizar o seu Android

Como parte da comemoração, a empresa levou jornalistas em um tour onde tudo começou, a garagem de Susan Wojcicki em Menlo Park, Califórnia, onde Larry Page e Sergey Brin desenvolveram o Google em 1998. Um perfil do Google+ com fotos da página original do serviço de buscas recebeu dezenas de mensagens de feliz aniversário.

(Com agência France-Presse)