Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Firefox chega aos celulares e tablets Android

Browser gratuito vai concorrer com Opera, um dos navegadores mais populares para o sistema operacional do Google no país

Por Renata Honorato 26 jun 2012, 10h47

O Firefox, navegador da Mozilla, chega à Google Play, a loja online do Android, nesta terça-feira. O programa pode ser baixado gratuitamente e traz recursos desenvolvidos, exclusivamente, para smartphones e tablets.

Uma versão beta do Firefox para Android já havia sido oferecida aos usuários através da loja do Google. Segundo a Mozilla, uma das grandes preocupações da companhia durante a campanha de pré-lançamento foi oferecer um programa de melhor desempenho (mais rápido), com uma nova interface, voltada aos dispositivos móveis.

O sistema permite a integração do histórico do browser para computador com o navegador do celular ou tablet. Dessa forma, o usuário pode acessar seus endereços favoritos em ambas as plataformas.

As extensões, que permitem a personalização do navegador no computador, também estão disponíveis na versão móvel do programa. É possível incluir campos de busca, como Google, Yahoo ou Wikipédia, além de outros aplicativos, como bloqueadores de anúncios e sistemas para auxiliar na limpeza do histórico.

O browser foi desenvolvido para rodar HTML 5, bem como outras linguagens de programação comuns na internet, como JavaScript e CSS.

Continua após a publicidade

Ao todo, o navegador foi localizado para 10 idiomas, dentre os quais o português – o de Portugal e não do Brasil.

Ferramentas – Diferente do Opera, que concentra todos os seus comandos na parte inferior do software, os recursos do Firefox ficam localizados nos lados esquerdo e direito da área onde o usuário navega no site. As abas, ao contrário da versão para computadores, se encontram na lateral do programa, assim como o botão de atualização.

O sistema permite ainda o acompanhamento de um download através da função “Transferência”. Outra ação oferecida pelo programa é o compartilhamento de uma página via e-mail, Facebook, Google+ ou Twitter.

Outro recurso útil no aplicativo da Mozilla é o campo de busca, que permite localizar uma determinada palavra em um site (o equivalente ao Ctrl+f do navegador para computador). Também é possível salvar uma página no formato PDF (menu/Mais/Guardar como PDF).

O aplicativo Firefox para Android pode ser baixado na loja Google Play. O programa é compatível com a versão 2.1 do sistema operacional ou superior. Os modelos de celulares e tablets que rodam o navegador podem ser consultados no endereço www.mozilla.org/en-US/mobile/platforms (em inglês).

Continua após a publicidade

Publicidade