Fidgets: conheça os gadgets que ajudam a aliviar a tensão
Reportagem de VEJA mostra como surgiram – e se são úteis – os novos dispositivos, usados para combater o estresse e manter a atenção em tarefas rotineiras

Bater as unhas sobre a mesa, balançar as pernas sem parar ou mover os pés de um lado para o outro. Esses são típicos tiques nervosos encarados rotineiramente por muita gente, sem dano algum, inclusive pelas 40 milhões de pessoas que sofrem de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (o TDAH). Em inglês, esses movimentos frenéticos ganharam nome: fidgeting. Na tentativa de manter a calma, os mais estressados costumam improvisar, quase sempre descontando a inquietude em objetos. Contudo, na era do digital, dos gadgets, esperava-se que fosse achada uma solução mais, digamos, tecnológica para aliviar a inquietude. De um ano para cá, tem-se popularizado os chamados fidgets (vocábulo que pretende mesclar os termos fidgeting e gadget), pequenos aparelhos cuja função é auxiliar a manter a calma e a concentração. Reportagem de VEJA desta semana destaca exemplos de dispositivos desse tipo e responde se eles são realmente úteis para aliviar a tensão e manter a concentração.
Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.