Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Facebook permitirá que usuários acessem apps de forma anônima

Pelo recurso, desenvolvedores não terão mais acesso a dados pessoais

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quarta-feira, em São Francisco, na Califórnia, o recurso login anônimo (anonymous login, em inglês), que permite aos usuários acessar aplicativos para smartphones e tablets sem compartilhar suas informações pessoais armazenadas na rede social. A novidade abriu a F8, conferência anual da empresa direcionada aos desenvolvedores, realizada no San Francisco Design Center.

Leia também:

O novo desafio do Facebook: fazer mais dinheiro em mercados como o Brasil

Os jovens não curtem mais o Facebook

Os caminhos para conquistar uma vaga no Facebook

Jovens continuam curtindo o Facebook, diz executivo da rede

Facebook alcança marca de 76 milhões de usuários no Brasil

Na prática, quando o recurso for usado por usuários, os desenvolvedores de aplicativos não terão acesso a dados como nome, data de nascimento, amigos e interesses pessoais. Caso queira, o usuário poderá habilitar, posteriormente, o compartilhamento de dados com os apps.

Vestindo seu tradicional “uniforme” – camiseta, tênis escuros e calça jeans -, Zuckerberg subiu ao palco do San Francisco Design Center para defender a criação do recurso. “Percebemos que as pessoas estão com medo do popular botão azul”, disse, referindo-se ao tradicional ícone do Facebook a partir do qual os usuários acessam apps – e, em contrapartida, autorizam o acesso dos programas a seus dados.

Opinião:

Com novo feed de notícias, Facebook estimula ‘vício’ na rede

Com ‘Home’, Facebook quer virar o telefone do século XXI