Facebook deve ser líder em anúncios on-line nos EUA

Rede pode faturar 2,2 bilhões de dólares neste ano, aponta consultoria

Por Da Redação - 21 jun 2011, 10h58

A receita do Facebook com publicidade on-line nos Estados Unidos deve atingir a marca de 2,2 bilhões de dólares neste ano, o que deve levar a companhia a desbancar a líder Yahoo. O faturamento dará à rede social uma participação de 17,7% no segmento do mercado americano, de acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira pela empresa de pesquisa eMarketer. No ano passado, o Facebook respondia por 12,2%.

O valor confirma a trajetória crescente do Facebook, maior rede social do mundo. A companhia viu seu valor de mercado subir para cerca de 80 bilhões de dólares em recentes transações de suas ações no mercado privado. Alguns investidores apostam que o site fará uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) já no próximo ano, abrindo seu capital para investidores na bolsa de valores.

O analista do eMarketer David Hallerman acrescentou que o mercado de anúncios on-line – que inclui banners, vídeos promocionais e patrocínios de websites – está crescendo robustamente, a ponto de beneficiar diversas companhias. “Esse segmento está registrando um rápido crescimento à medida que tanto grandes marcas internacionais quanto pequenos negócios locais estão utilizando a web para chegar aos consumidores”, disse Hallerman.

A competição entre companhias como Yahoo, Google e Microsoft é cada vez mais acirrada. Isso porque novos concorrentes, como a empresa de compras coletivas Groupon, oferecem alternativas de divulgação on-line.

Publicidade

(Com agência Reuters)

Publicidade